SEMPRE LINDA!
Fim do frizz e fios danificados: 5 segredos para mulheres terem ondas perfeitas e pouparem dinheiro em salões
18/07/2024 às 16h51
Confira cinco dicas para ter cabelos mais brilhantes e blindados contra os danos, como ressecamento e frizz, e ainda ter ondas perfeitas
Na grande maioria das vezes, o frizz, o ressecamento e a ponta-dupla estão presentes no dia a dia das mulheres, fato que as fazem buscar ajuda nos salões de beleza para tratar os fios. O cabelo ondulado ainda possuí uma dor de cabeça a mais: como deixar as ondas perfeitas sem ter muita dor de cabeça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O salão de beleza é o local ideal para quem procura mudar o visual ou ter algum cuidado mais potente, como a hidratação com ions. Mas, esses procedimentos são caros e muitas vezes não há como realizá-los todos os meses.
Desse modo, nesta quinta-feira, 18, iremos mostrar algumas dicas retiradas dos portais L’Óreal Paris e Vogue, para ajudar as onduladas a cuidarem dos cabelos em casa, deixando-os mais saudáveis, hidratados e com ondas perfeitas para diminuir as idas aos salões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, vamos falar sobre as cinco dicas para cuidar das madeixas para evitar o ressecamento, ponta-dupla, a perda de brilho e até mesmo o frizz. As dicas podem ser feitas em casa e usando produtos baratinhos e que possuam qualidade, como Boticário, Avon, Natura e outros.
Você já deve estar cansada de ouvir sobre essa dica, mas de verdade, ela é a mais importante na hora dos cuidados. Estamos falando do cronograma capilar, feito com máscaras de reconstrução, hidratação e nutrição. Esse passo é importante para que os fios consigam recuperar nutrientes que são perdidos diariamente por conta de fatores externos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
DICAS PARA TODOS OS FIOS
Ativos que renovam o cabelo
Produtos com ativos são a chave para manter os fios com brilho e longe dos danos. Duas excelentes opções são o ácido hialurônico e ácido glicólico, que podem ajudar na retenção de água na fibra e a hidratar as madeixas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Melhor que plástica as 55+: Óleo natural dá fim as rugas e multiplica produção de colágeno
● De morenas a grisalhas: 4 cortes de cabelo perfeitos para garantir volume aos fios antes do Natal
● Tchau, queixo duplo SEM lipo: 3 passos milagrosos acabam com a papada rapidamente
Deixe a água quente longa
Quem não adora um banho quente, principalmente nos dias mais frios, não é mesmo? Pois bem, esse é um dos maiores erros para os cabelos, uma vez que retiram toda a barreira lipídica dos fios, deixando os mais secos e com as cutículas dilatadas.
Desse modo, opte por lavar os fios com água morna ou fria.
Protetor térmico, o seu maior aliado
O protetor térmico é fundamental para mulheres que utilizam fontes de calor, como secador, chapinha ou babyliss. Antes de usá-los, é preciso aplicar o protetor térmico para formar uma barreira protetora no fio, evitando que o calor agrida a fibra profundamente.
As fontes de calor são as principais causas para os fios danificarem mais rápido, assim como o surgimento da ponta dupla.
Óleo finalizador
Por fim, sempre deixe um óleo finalizador em sua penteadeira ou até mesmo na bolsa. O produto é ótimo para aplicar após o uso de qualquer fonte de calor ou até mesmo ao longo do dia.
O óleo capilar tem como função repor a nutrição do cabelo, para que a barreira lipídica possa ser reforçada e não deixar de manter o brilho dos fios.
DICAS PARA ONDULADAS
Quando seus fios são crespos, cacheados ou lisos, é mais fácil de identificar, mas nem sempre as onduladas sabem identificar o próprio fio.
“O cabelo ondulado tem a raiz lisa e não forma cachos, e sim ondas. Geralmente são quatro a cinco dedos lisos antes de começar a ondulação, em formato de S”, disse Bianca Hulmann, cabeleireira especialista em cachos ao portal Vogue.
De acordo com Gabes Bueno, Hair stylist no Ckamura SP os cabelos ondulados são divididos em três sub-categorias. São elas:
- Tipo 2A: Ondas suaves e soltas, geralmente mais próximas do cabelo liso, com uma leve curvatura.
- Tipo 2B: Ondas mais definidas, com curvas mais pronunciadas, formando um “S” mais acentuado.
- Tipo 2C: Ondas mais densas e definidas, com um padrão mais marcado, podendo apresentar algumas partes mais próximas do cabelo cacheado.
Agora vamos para as dicas para manter as ondas mais bonitas. O primeiro passo é ter cuidados redobrados na hora da lavagem.
Bianca Hulmann aconselha usar produtos low poo e com proteções térmicas e solares, além de lavar as madeixas pelo menos três vezes por semana.
Mas, o grande segredo está na hora da finalização. São cinco dicas fundamentais para garantir as ondas perfeitas.
- Após lavar as madeixas, remova o excesso de água delicadamente com uma tolha para não quebrar as ondas;
- Aplique um produto finalizador específico para cabelos ondulados;
- Incline a cabeça para baixo e comece a amassar delicadamente os cabelos com as mãos ou com a toalha de papel em direção ao couro cabeludo;
- Continue amassando até que comece a secar ou utilize um difusor em temperatura baixa;
- Evite tocar muito nos cabelos enquanto eles secam para não desmanchar as ondas.
O que pode danificar o cabelo?
A exposição excessiva ao sol, mar e piscina, secadores e chapinhas podem ocasionar grandes danos ao cabelo. Por isso, é importante manter uma rotina de cuidados.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]