Conheça os 5 truques infalíveis para você cobrir os cabelos grisalhos sem precisar gastar fortunas com isso
Se você procura eliminar o aspecto envelhecido dos cabelos grisalhos e brancos mas não quer mais usar tinturas e nem gastar horrores com salão, nós temos 5 métodos infalíveis e caseiros que são perfeitos para esse objetivo!
Só para se ter uma leve noção, o retoque de raíz em salão custa uma média de 60 a 80 reais por retoque, isso sem falar na finalização, hidratação, que no fim das contas pode te custar o dobro ou até mesmo o triplo do valor gasto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E as vezes a gente acaba gastando esse valor para uma ocasião rápida, como um evento específico ou entrevista de emprego. Mas temos a solução que vai fazer você economizar tempo e dinheiro.
De acordo com a revista “Vogue”, estes cinco truques vão ajudar você a disfarçar os cabelos grisalhos:
1-Spray corretor de raízes
Essa é uma das opções mais fáceis de usar, pois esses sprays funcionam de forma semelhante aos shampoos a seco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para um retoque rápido e eficaz, aplique diretamente na raiz do cabelo entre as lavagens e ele cobrirá seus cabelos brancos como se você tivesse acabado de sair do salão de beleza.
O valor desse produto custa uma média de 35 a 40 reais, dependendo da marca, e dura até a próxima lavagem de cabelo, porém cada embalagem tem uma média de 4 a 5 aplicações.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Harmonização facial caseira: Mistura natural com 3 ingredientes some com manchas e linhas de expressão
● Tchau, progressiva: Como alisar o cabelo em casa usando apenas 4 ingredientes sem formol
● Nem o salão vai salvar: 4 atitudes comuns triplicam o ressecamento do cabelo e mulheres devem banir agora
Essa escolha é ideal para uma emergência e você ainda pode levar na bolsa pra qualquer imprevisto que possa acontecer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2-Pós para retocar as raízes
Se você procura algo ainda mais meticuloso, você pode usar um pó para retocar as raízes, basicamente uma paleta projetada para ser aplicada sobre os cabelos grisalhos.
Se você não se atreve a investir em pós específicos, pode recorrer a sombras para os olhos, pós para sobrancelhas e até mesmo géis para as sobrancelhas; só precisa garantir que o tom não contenha brilhos ou reflexos indesejados.
Esse tipo de produto custa uma média de 15 a 25 reais, dependendo da marca, no mercado e usando diariamente esses produtos duram de 20 a 30 dias.
3-Pós de henna
As hennas geralmente são pós que contêm ingredientes 100% vegetais e estão disponíveis em uma variedade de tons prontos para tingir ou polvilhar.
MAS ATENÇÃO! Mesmo as hennas sem produtos químicos são tinturas permanentes que alteram a composição do seu cabelo, então é possível que você precise esperar várias semanas após a pigmentação antes de voltar à sua rotina de coloração tradicional.
O produto custa uma média de 30 a 40 reais, dependendo da marca, e dura pelo menos 15 dias sem ter que retocar.
4-Remédio natural
Agora se você não quer nada disso e deseja apostar em algo mais natural existem algumas dicas como:
*Toque de vinagre de maçã*: Aplicado diretamente ou misturado com o shampoo, pode acalmar, tonificar e clarear os cabelos grisalhos para que se misturem melhor e sejam mais manejáveis
*Chá preto ou até mesmo folhas de curry*: Para escurecer ou tingir os fios prateados brilhantes com pigmentos vegetais orgânicos.
5- Tintura caseira
- Preparar um copo de café forte;
- Misturar ½ xícara de café com duas colheres de grãos de café e 1 xícara de condicionador.
- Aplicar a mistura no cabelo lavado e seco;
- Deixar a mistura descansar por pelo menos uma hora e lavar ao final;
- Se necessário repita o processo.
Qual os malefícios das tinhas sintéticas para o cabelo?
Os riscos da tintura de cabelo estão primeiramente em sua composição. Existem tintas de cabelo que normalmente são utilizadas para colorir cabelos grisalhos, que são compostas por corantes metálicos, como o chumbo, bismuto ou prata.
De acordo com o portal e Clyde, elementos como o chumbo são considerados metais pesados, que além das tinturas estão presentes em muitos outros cosméticos.
Na tinta de cabelo, o chumbo pode ser encontrado na forma de acetato de chumbo. Quando entra no nosso organismo, o chumbo pode levar ao surgimento de:
- problemas neurológicos
- gastrointestinais
- musculares
- hormonais
- risco de câncer
- entre outros.
Outro ingrediente muito comum é o formaldeído, sendo permitido no Brasil somente como conservante e não como alisante. A substância pode provocar efeitos como:
- Queda capilar
- Dermatite
- Ulcerações
- Câncer
O alcatrão considerado como carcinogênico pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) também pode ser encontrado em tinturas semipermanentes.
O pior efeito do alcatrão é justamente o risco de câncer que pode ser de:
- Pele
- Pulmão
- Bexiga
- Nas células do sangue
A fragrância é outro ingrediente presente nas tinturas sintéticas que merece atenção. Os seus efeitos variam desde:
- Reações alérgicas
- Elevação do risco de modificar o DNA (dependendo da concentração e da frequência de utilização).
MAS ATENÇÃO! O IDEAL ANTES DE TOMAR SUA DECISÃO QUANTO A USAR OU NÃO TINTURAS QUÍMICAS, É CONVERSAR COM UM ESPECIALISTA DE SUA CONFIANÇA E PRINCIPALMENTE, EM CASOS MAIS PATÓLOGICOS, COM UM MÉDICO