Pare tudo o que você estiver fazendo para conferir as situações e doenças que garantem aposentadoria pelo INSS
Sem dúvidas, chegamos a uma certa idade que tudo o que queremos é conseguir se aposentar pelo INSS. Contudo, muita gente nem imagina, mas é possível passar a receber o benefício antes mesmo de atingir a idade mínima.
Estamos falando das situações ou doenças que impedem o cidadão de trabalhar. Dessa forma, vocês saberão agora detalhes de como se aposentar pela autarquia, que talvez vocês nem façam ideia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes de mais nada, é importante salientar ainda que o INSS, se trata, em suma, de uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência.
Sendo assim, por meio do portal GOV.BR, o INSS deu detalhes sobre a Portaria de Consolidação GM/MS nº 5, de28 de setembro de 2017 que atualizou a Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT).
Vale ressaltar que, dentre mais de 500 situações e doenças, está o burnout, bastante comentado sobretudo após o período de pandemia. A lista também traz transtornos relacionados ao abuso de álcool e café, além de distúrbios musculares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, caso seja comprovado o seu diagnóstico, você tem que saber que o período de afastamento assegura o pagamento das contribuições do INSS, além de contar para o tempo de aposentadoria. Todavia, para conseguir o auxílio previdenciário por alguma das doenças do trabalho que vamos citar a seguir, é preciso passar pelo passo a passo do INSS, que incluir alguns meios.
Quis doenças podem levar a aposentadoria?
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, de acordo com informações do GOV.BR, confira algumas doenças que podem fazer com que você se aposente antes da idade mínima:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Doença Relacionada ao Trabalho;
- Doença Relacionada ao Trabalho;
- Linfoma não-Hodgkin, folicular (nodular);
- Leucemia linfoide;
- Neoplasia maligna dos ossos e cartilagens articulares dos membros;
- Radiodermatite Aguda;
- Osteonecroses secundárias, outras…
Para conferir a lista completa, basta clicar aqui.
Agora que você já tem todas essas informações, você precisa saber também que você deve apresentar um atestado médico que comprove a condição de saúde de uma das doenças do trabalho da nova lista. Esse passo é importante, pois visa a reduzir a fila de espera pelos benefícios previdenciários, proporcionando agilidade e eficiência.