Essas são as atitudes e dicas para que você consiga alcançar os 100 anos de forma fácil e saudável
Envelhecer de forma saudável a ponto de chegar aos 100 anos pode ser o desejo de muita gente. Afinal de contas, longevidade e saúde precisam andar juntas para que o bem estar prevaleça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Embora nenhum país tenha uma expectativa de vida tão alta, algumas pessoas conseguem driblar as estatísticas facilmente e alcançam uma velhice longa e saudável, seguindo algumas dicas e tomando certas atitudes de forma IMEDIATA.
Obviamente que não existe nenhuma mágica para que esse envelhecimento ocorra dessa maneira e sim alguns ensinamentos que podem ser seguidos principalmente vindos de quem conseguiu tal proeza de forma plena.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Exemplo na prática
De acordo com o portal Hospital de Ilhéus, o médico japonês Shigeaki Hinohara é um desses exemplos que merecem ser seguidos.
Ele viveu até os 105 anos fazendo o que mais gostava: trabalhando e ajudando o próximo. Ele também foi um dos responsáveis por colocar o Japão no topo do ranking dos países com a maior longevidade de vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que Hinohara deixou um legado importantíssimo de como envelhecer bem. Ao longo de sua vida, concedeu centenas de entrevistas ensinado o segredo de como chegar aos 100 anos plenamente.
Em uma delas, ao jornal The Japan Times, o médico listou os conselhos que ele mesmo seguiu para ter tanta disposição mesmo sendo um centenário.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As dicas e atitudes
1 – Evite aposentadorias precoces
Hinohara trabalhou até bem pouco tempo antes de sua morte e mantinha uma jornada de 18 horas por dia. Para ele, o trabalho gerava satisfação e satisfação anda de mãos dadas com a felicidade.
Se sentir útil e se manter em movimento ajuda o corpo e a mente não padecerem. Uma das maiores e grandes alegrias do especialista era ministrar palestras repassando seus conhecimentos para outras pessoas.
2 – Preocupe-se menos em comer e dormir bem e foque em diversão
Conforme dito por Hinohara, as pessoas deveriam viver como as crianças que esquecem a hora de comer ou de dormir e priorizam as brincadeiras e a diversão.
O melhor, segundo o médico, é não cansar o corpo e a mente com muitas regras como a hora do almoço ou a ir para cama.
MAS ATENÇÃO! Apesar de não focar em horários regrados é extremamente necessário manter uma alimentação balanceada e saudável.
3 – Fuja de excessos de peso
Independente da sua condição genética, o excesso de peso é um fator que pesa contra principalmente na velhice.
Hinohara sempre seguiu uma dieta balanceada com muitos vegetais e carne magra apenas duas vezes na semana.
Ele também tinha o hábito de misturar no suco de laranja, pela manhã, uma colher de azeite de oliva. De acordo com o médico, o azeite é ótimo para as artérias e para a pele.
4 – Não siga cegamente o que seu médico diz
Embora fosse médico, ele mesmo dizia que as pessoas nunca deveriam seguir à risca todas as recomendações dos médicos.
Para ele, qualquer sugestão, como uma cirurgia, um exame mais invasivo ou até uma medicação mais pesada, deveria ser questionada antes e segundas opiniões deveriam ser ouvidas.
Muitas vezes, tratamentos alternativos com música ou animais poderiam ter efeitos mais positivos no tratamento de algum tipo de doença, segundo o especialista.
MAS ATENÇÃO! Caso você sofra de um problema grave de saúde a recomendação é sempre continuar fazendo acompanhamento especializado.
5 – Se mexa
Mesmo com mais de 100 anos, Hinohara evitava pegar elevador e, sempre que possível, usava as escadas como forma de se movimentar. Para o médico, os músculos precisam trabalhar todos os dias.
6 – Se organize
Mesmo com uma agenda atribulada, Hinohara costumava ter seus dias muito bem planejados com objetivos claros e definidos, afinal, o planejamento evita ansiedade, aborrecimento e estresse.
Como mencionamos, Hinohara viveu até seus 105 anos de idade e morreu no dia 18 de julho e 2017 por uma insuficiência respiratória.
Ao longo de sua vida, sempre defendeu a medicina preventiva atrelada a um estilo de vida saudável como alternativa para se viver de forma mais plena.
Qual a expectativa de vida no Brasil?
De acordo com o portal Agência Brasil, a expectativa de vida em 2020 foi de 74,8 anos, portanto, dois anos a menos do que o estimado anteriormente, de 76,8 anos.
Em 2021, ano da pandemia com mais mortes, a projeção foi de de 72,8 anos, ou seja, 4,2 anos a menos que os 77 anos publicados na divulgação passada.
Acredita-se que, em 2023, cujos dados sairão apenas em 2024, a expectativa de vida continuará crescendo, recuperando as perdas ocorridas durante a pandemia.
Mas como mencionamos, envelhecer saudável e ter longevidade podem ser uma condição garantida por você mesmo, se seguir todas as dicas e agir da maneira correta.