Turbinam o açúcar no sangue: 6 alimentos populares que estão PROIBIDOS aos que têm diabetes

29/09/2024 às 23h38

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
6 alimentos populares estão PROIBIDOS aos que têm diabetes (Foto: Reprodução/ Internet)

Se você tem diabetes fuja desses alimentos! E para quem não tem, fique ligado nesta matéria e se previna contra essa doença crônica não transmissível

Existe 6 tipos de alimentos que todos devem evitar ao máximo consumi-los, principalmente portadores de diabetes ou colesterol alto, porque eles turbinam o açúcar no sangue.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal ‘Catraca Livre’, alimentos ultraprocessados, como salgadinho, biscoitos recheados e bebidas açucaradas, podem aumentar o risco de desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Logo, se você já diabético, a recomendação é fugir desse tipo de alimento. Isso porque o seu quadro pode evoluir e a sua saúde pode acabar ficando mais frágil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme um estudo da Universidade de Cambridge e do Imperial College London, publicado na revista The Lancet Regional Health Europe, substituir os ultraprocessados pode reduzir o perigo de desenvolver a diabetes tipo 2.

Diabetes e alimentos ultraprocessados

Bom, os alimentos ultraprocessados passam por diversas modificações durante o processo de fabricação, como a adição de conservantes, corantes e sabores artificiais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O estudo de Cambridge contou com a participação de cerca de 311 mil pessoas, sendo que, ao final da pesquisa, 14.236 pessoas haviam sido diagnosticadas com diabetes tipo 2.

De acordo com o estudo, o aumento de 10% no consumo de alimentos ultraprocessados, como os salgadinhos e refrigerantes, aumentou em cerca de 17% o risco de desenvolver a doença.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os 6 tipos de alimentos que turbinam o açúcar no sangue

Fazer a troca de alimentos ultraprocessados por opções menos processadas, como sal, manteiga, óleo, peixe enlatado, cerveja e queijo, pode reduzir significativamente o risco da doença.

Veja 6 alimentos ultraprocessados que você deve evitar a qualquer custo e procurar opções menos processadas ou mais saudáveis para substituí-los:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  1. Biscoitos recheados
  2. Sorvetes
  3. Cereais matinais açucarados
  4. Barras de cereal
  5. Salgadinhos de pacote
  6. Refrigerantes e bebidas carbonatadas

Além desses 6 exemplos, existem muitos outros, como balas, chocolates, guloseimas, sopas, macarrão e temperos instantâneos, achocolatados, iogurtes e bebidas lácteas adoçadas e aromatizadas e muito mais.

A mudança de alimentação e os resultados

De acordo com a pesquisa, substituir cerca de 10% dos ultraprocessados por alimentos minimamente processados, como ovos e leite, diminui o risco de diabetes em até 14%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já substituir 10% de ultraprocessados por 10% de alimentos processados ​reduziu o risco de diabetes em 18%, conforme os dados da pesquisa expostos pelo ‘Catraca Livre’.

Sendo assim, ter uma alimentação balanceada, preferindo alimentos naturais e minimamente processados, é uma grande prevenção contra diabetes tipo 2. E se você tem a doença, fique longe desses itens.

Considerações finais

A pesquisa da Universidade mostrou o quanto os alimentos ultraprocessados podem ser nocivos à saúde humana. Desenvolvendo até mesmo doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes tipo 2. Neste sentido, para se cuidar e prevenir, é importante ficar longe desses itens e priorizar uma alimentação saudável e nutritiva.

Como emagrecer rápido?

De acordo com o ‘Tua Saúde’, algumas dicas para emagrecer mais rápido e perder barriga incluem praticar exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação saudável, entre outros.

Além disso, é importante priorizar os alimentos ricos em fibras, como leguminosas, frutas, legumes e verduras. Isso porque eles são digeridos lentamente, assim, controlando a fome.

Veja o que você pode fazer para emagrecer mais rápido e de forma saudável:

  • Priorizar alimentos ricos em fibras, proteínas magras, gorduras saudáveis, frutas, vegetais e cereais integrais.
  • Evitar alimentos industrializados, como refrigerantes, sorvetes e queijos gordos, que têm muitas calorias, açúcar e aditivos químicos.
  • Praticar exercícios com frequência, como caminhada, corrida e ciclismo, que aceleram o metabolismo.
  • Utilizar aplicativos ou diários para se manter motivado e aumentar a perda de peso.
  • Consumir um café da manhã rico em proteínas, pois ajuda a acelerar o metabolismo.
  • Beber bastante água.
  • Dormir entre 7 a 9 horas por noite.
  • Evitar o estresse.

🚨 Flor choca ao revelar quanto ganhava no SBT + Fenômeno de volta na Record + Ana Hickmann se livra de dívida   

aliemntos proibidos
alimentos ultraprocessados
Destaque
diabetes
Dicas de saúde
saude

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.