VOCÊ PRECISA SABER

Envelhecimento acelerado e rugas: 6 atitudes que destroem o colágeno de mulheres 50+ para banir IMEDIATAMENTE

15/06/2024 às 8h00

Por: Larisse Oliveira
Imagem PreCarregada
Atitudes que destroem o seu colágeno (Foto: Divulgação)

Essas 6 atitudes causam um envelhecimento precoce e acabam com o colágeno

Assim como existem atitudes que fazem sua pele retardar o envelhecimento, há aquelas que vão destruir seu colágeno e farão com que você envelheça muito mais rápido. E hoje vamos expor 6 atitudes que você deve evitar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que o colágeno é hoje o nosso maior aliado para uma pele jovem e hidratada, isso se dá pelo fato de que ele é uma proteína que forma o componente estrutural de tecidos conjuntivos, como tendões, ligamentos, ossos e articulações. As informações são do site Dra Luciana Villas Boas.

Rugas - Montagem: TVFOCO
Rugas – Montagem: TVFOCO

1 – FUMAR

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O primeiro é o hábito de fumar, que vai te causar linhas de expressão em volta da boca mais acentuada, dentes escurecidos e olheiras profundas. Muitas vezes nem é preciso ver alguém com um cigarro na mão para deduzir ser tabagista. Ele te deixará mais velha do que você realmente é, logo, evite.

2 – EXPOSIÇÃO EXCESSIVA AO SOL

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ficar muito exposto ao sol também é péssimo para sua saúde. Isso acontece por que a radiação ultravioleta (UV) pode reduzir a produção de colágeno. O dano UV faz com que o colágeno se decomponha em um ritmo mais rápido do que o processo normal de envelhecimento. Então evite muito sol e abuse do protetor solar.

3 – DORMIR MAL

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pessoa pronta para dormir e bocejando com difuculdade para pegar no sono - Foto Reprodução Internet
Pessoa pronta para dormir e bocejando com difuculdade para pegar no sono – Foto Reprodução Internet

Outro inimigo de uma pele bem cuidada é ter poucas horas de sono. Você realmente precisa ter o famoso sono da beleza. Durma ao menos 8 horas por dia. Saiba que seu sistema imunológico sofre se você dorme pouco e isso afeta negativamente a integridade e a produção de colágeno, tornando os sinais de envelhecimento mais perceptíveis.

4 – ESTRESSE

Talvez alguém já tenha te dito que se estressar faz mal para a saúde e é verdade. Pior ainda, não é só a saúde que sofre, a sua pele também. Altas quantidades de cortisol – o hormônio do estresse – podem quebrar o colágeno e a elastina da pele e formar rugas. Então procure ficar mais calmo.

5 – COMER MUITO AÇÚCAR E CARBOIDRATOS REFINADOS

Doces (Foto: Reprodução / Freepik)
Doces (Foto: Reprodução / Freepik)

As moléculas de vão se ligar ao colágeno e à elastina em nossa pele, o que pode resultar em rugas, inflamação e uma série de outras doenças cutâneas diferentes, incluindo acne. Então, evite comer coisas muito açucaradas.

6 – NÃO OBTER VITAMINA C SUFICIENTE

Por fim, essa é uma dica de alimentação. Se você não consome vitamina C o suficiente, saiba que isso vai te fazer mal. É importante você saber que a vitamina C, estimula a síntese de colágeno. E por ser um poderoso antioxidante, ela também ajuda a combater os radicais livres, que atuam como um catalisador na quebra do colágeno.

QUANDO A GENTE COMEÇA A ENVELHECER?

Se você manter os hábitos saudáveis, você começará a envelhecer mesmo a partir dos 40 anos de idade. Nessa faixa, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional. As informações são do site Biblioteca Virtual em Saúde.

Colágeno
envelhecimento
Rugas

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.