DICAS DE OURO!
Fim do aspecto de sujo: 6 dicas infalíveis acabam com o cabelo oleoso e deixam fios perfeitos
12/09/2024 às 13h26
6 dicas infalíveis na hora de lavar os fios ajudam mulheres com cabelo oleosos a eliminarem o aspecto de sujo por mais de dois dias
Manter os fios limpos e livres do aspecto pegajoso pode ser difícil para mulheres que lidam com o cabelo oleoso. Muitas vezes, os problemas começam no dia seguinte à lavagem e podem ocorrer por diversos fatores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fator genético é um dos principais causadores da oleosidade, mas, poucas mulheres sabem que existem alguns hábitos comuns que podem aumentar o aspecto de sujo.
Os hábitos, como alimentação rica em gordura, produtos inapropriados para o tipo de cabelo, aplicações na raiz e até lavagem em excesso podem contribuir para a oleosidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As madeixas oleosas apresentam brilho extremo e aspecto de peso na raiz. Já as mistas, possuem cabelos oleosos na raiz e as pontas ressecadas.
Desse modo, é de extrema importância saber quais cuidados as madeixas precisam para manter o cabelo limpo e soltinho. Nesta quinta-feira, 12, reunimos cinco dicas do portal L’Óreal Paris para melhor a saúde dos fios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Produtos certos:
O primeiro passo e um dos mais importantes é comprar produtos adequados para o cabelo oleosos, como os shampoos com fórmulas transparentes, já que contam com menos ingredientes gordurosos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Elixir da juventude: 4 cortes de cabelo curtinho para mulheres 45+ voltarem aos 30 e arrasarem em 2025
● Harmonização facial caseira com 1 ingrediente de cozinha deixa pele livre das rugas para sempre
● Botox caseiro: Mistura com 2 ingredientes elimina rugas profundas e manchas de idosas 60+
Alguns ingredientes com ação detox e refrescantes podem ajudar a controlar a produção da oleosidade nos fios, de acordo com o portal L’Óreal Paris.
Diquinha pessoal para quem possuí cabelo misto: Opto por utilizar o shampoo transparente na raiz e um shampoo hidratante para as pontas, já que as minhas são ressecadas. Outra opção é utilizar o shampoo doctar, foi uma das melhores opções que encontrei para diminuir o problema.
Alimentação balanceada:
Outro fator importante é tomar cuidado com a alimentação, muitos alimentos podem agravar ou diminuir a produção de sebo, seja para pele ou cabelo, segundo o portal L’Óreal Paris.
Desse modo, é importante consultar uma nutricionista para ajudar a manter uma dieta balanceada. Reduzir de alimentos gordurosos e apostar em frutas e vegetais na alimentação pode ajudar a diminuir o problema.
Condicionador é só nas pontas:
Nunca passe o condicionador na raiz do cabelo. O hábito pode acelerar a produção do sebo e até no surgimento de caspas.
Evite lavar o cabelo oleoso na água quente:
Se você está tentando controlar a oleosidade dos cabelos oleosos e deixá-lo limpo por mais tempo, evite lavar o fios com água quente.
Isso porque, as altas temperaturas abrem as cutículas e estimulam as glândulas sebáceas a produzir ainda mais óleo.
Não lave os fios todos os dias:
Ao contrário do que muitas mulheres pensam, lavar o cabelo todos os dias pode contribuir para o surgimento da oleosidade.
Quanto mais você higieniza os fios e tira a oleosidade da raiz, o corpo entende que precisa produzir mais sebo para compensar. O ideal é lavar as madeixas a cada dois dias.
Quantidade ideal:
Por fim, a quantidade ideal do shampoo também pode afetar na saúde do cabelo. O ideal é não usar muito para não pesar na raiz, a quantidade equivalente a uma moeda já é suficiente.
POR QUE O CABELO FICA OLEOSO?
O couro cabelo naturalmente produz uma substância chamada sebo, um óleo natural que ajuda a promover a saúde das madeixas.
Porém, ao longo do tempo, o sebo pode se acumular deixando a aparência pesada e oleosa. Existem algumas coisas que podem aumentar a produção do óleo no couro cabeludo, como o tipo de fio capilar.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]