Veja 6 dicas para acabar com o frizz e deixar o cabelo alinhado sem chapinha
O frizz é um problema que incomoda muitas mulheres quando o assunto é o cabelo. Isso pode acontecer devido a uma série de fatores como a umidade do ar, ou até mesmo uma secagem inadequada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de que pentear o cabelo parece ser uma solução prática e eficaz, o frizz geralmente pode estar relacionado à saúde interna da fibra capilar. Sendo assim, alguns cuidados precisam ser tomados.
Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o portal ‘Informe Brasil’, existem 6 dicas infalíveis para dar um up no cabelo, acabar com frizz e deixar os fios alinhadinhos sem chapinha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, atenção! O mais indicado é que você consulte primeiramente um dermatologista para ver se o frizz não está associado a nem problema no couro cabeludo, ou até mesmo desequilíbrios hormonais.*
O que fazer para que o cabelo não fique com frizz?
A seguir, confira 6 dicas infalíveis sobre como cuidar do cabelo para que ele não fique seco e todo armado com frizz. Além disso, você também não precisará de chapinha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1 – Hidrate profundamente
Se você tem frizz ou seu cabelo fica volumoso ao secar, é possível que as fibras estejam danificadas e desidratadas. A hidratação é essencial para manter o fio saudável e evitar o frizz.
Você deve usar shampoos e condicionadores específicos para o seu tipo de cabelo e aplicar máscaras capilares pelo menos uma vez por semana para nutrir os fios e restaurar as fibras capilares.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2 – Seque corretamente
Evite secar o cabelo esfregando-o com uma toalha comum após o banho, isso pode ser a causa do frizz. A fricção da toalha com as fibras estimula o frizz e pode até danificar as cutículas dos fios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ideal é usar uma toalha de microfibra ou até mesmo uma camiseta de algodão, pois esses tecidos são mais gentis com o cabelo e ajudam a remover a umidade sem causar agressões.
Sendo assim, seque pressionando suavemente para retirar o excesso de água e deixe o restante secar ao ar livre.
3 – Evite escovar os fios quando estiverem secos
Quando o cabelo está seco, sua elasticidade é reduzida, o que aumenta o risco de frizz e quebra, especialmente se ele estiver desidratado. Escovar os fios secos pode acentuar o frizz e quebrar as fibras.
4 – Evite ferramentas de calor
Conforme o site, o uso de ferramentas de calor, como secadores, chapinhas e modeladores, desidrata o cabelo e danifica a cutícula, então procure limitar seu uso.
Quando precisar usá-los, aplique máscaras capilares hidratantes para restaurar a umidade e proteger os fios. Isso ajudará a manter o cabelo mais liso e a evitar o frizz.
5 – Lave o cabelo com água fria
Lavar o cabelo com água fria é um dos melhores segredos para mantê-lo saudável, pois a água quente tende a desidratar as fibras capilares, favorecendo o frizz.
Sempre que possível, opte pela água fria, ou, se não for viável, finalize com uma imersão em água gelada por cinco minutos. O cabelo ficará menos volumoso e com um brilho incomparável.
6 – Proteja seu cabelo
Além de hidratar, proteger o cabelo de agentes externos, como poluição e raios solares, é fundamental para manter a saúde e a maleabilidade dos fios.
Existem produtos específicos para proteger o cabelo contra esses fatores, e adicioná-los à sua rotina capilar ajudará a evitar que os fios fiquem opaco e ressecado.
Considerações finais
Essas 6 dicas são fundamentais para garantir a saúde e vitalidade do cabelo. Dessa forma, ao colocar essas indicações em prática, sem sombra de dúvidas, você notará uma melhora significativa no frizz e os seus fios ficaram bem mais alinhados.
Aliás, veja mais matérias sobre cuidados com o cabelo, pele, unhas e mais CLICANDO AQUI.