SEMPRE LINDA!
Fim do ressecamento e lábios rachados: 6 dicas para hidratar a pele no inverno de 2024
06/07/2024 às 12h34
6 dicas simples e hábitos comuns que ajudam a manter a pele hidratada durante o inverno e evitam o ressecamento excessivo
No Inverno, a textura da pele é modificada por conta das baixas temperaturas, que contribuem para o aumento do ressecamento. Desse modo, é importante ter cuidados redobrados com o corpo nessa época do ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta da queda na temperatura, é comum deixar de fazer alguns hábitos comuns. Pensando nisso, neste sábado, 06, iremos mostrar sete dicas para hidratar a pele durante o inverno de 2024.
“Na estação mais fria, a evaporação da água no tecido cutâneo é maior, o que resulta em um ressecamento mais intenso dele”, explica a dermatologista Mariana Rita Fernandes, do Rio de Janeiro, ao portal Vogue.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante o Inverno, é comum que mulheres adotem banhos mais quentes e consumam menos água, dois fatos que impactam diretamente na saúde da pele e no aumento do ressecamento.
Hidratação:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A hidratação é o principal fator para ajudar a combater o ressecamento da pele. Aposte em produtos indicados para o seu tipo de pele e utilize duas vezes ao dia, durante a manhã e a noite.
Mas, para aqueles que abandonam o ato do hidratante, a dermatologista indica um óleo de banho para adicionar na rotina de cuidados.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Harmonização facial caseira com 1 ingrediente de cozinha deixa pele livre das rugas para sempre
● Botox caseiro: Mistura com 2 ingredientes elimina rugas profundas e manchas de idosas 60+
● Sem retoque por 4 meses: Tinta natural com 5 ingredientes acaba de vez com o cabelo branco
“É indispensável reforçar a hidratação nessa época do ano, e o óleo de banho pode ser uma alternativa prática e efetiva para não pular essa etapa. Assim como o hidratante, ele cria uma película protetora que evita a eprda de água do tecido cutâneo para o ambiente”, disse a médica.
Evitar banhos quentes
No inverno, é comum que adotemos banhos mais quentes por conta das baixas temperaturas, mas o hábito prejudica ainda mais o tecido cutâneo.
Banhos muito quentes vão aumentar o ressecamento da pele e do cabelo, e podem até causar lesões na derme, dependendo da temperatura da água.
Água micelar como demaquilante
A dermatologista indica adotar produtos mais leves na hora de retirar a maquiagem do rosto, como a água micelar. Os produtos mais pesados podem afetar a barreira de proteção nas épocas mais frias do ano.
Sabonetes para pele sensível
Os sabonetes para peles sensíveis são indicados para peles secas por possuírem uma formula mais suave. Essa é uma ótima opção para os dias frios.
Protetor solar e labial
Os dias mais nublados aparecem no inverno, fato que faz com que milhares de brasileiras abandonem o protetor solar. Mas, esse é o pior erro.
Mesmo em dias nublados, os raios UV podem ser prejudiciais à pele e resultaram em manchas, rugas e até sinais de envelhecimento precoce.
Desse modo, o uso do protetor solar nos dias mais frios são indispensáveis. Assim como os protetores labiais, que ajudam a evitar o ressecamento nos lábios.
O que comer para ter a pele hidratada?
Além das dicas acima, iremos mostrar alguns alimentos que ajudam a manter a pele hidratada, de acordo com o portal Benegrip.
Alguns dos alimentos são: abobrinha, alface, brócolis, melancia, tomate e pepino, que contêm cerca de 96% de água.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]