Nova lei em vigor do atual governo do presidente Lula garante isenção em 6 dívidas dos idosos 60+ e proteção de pelo menos 25% de renda
O atual governo do presidente Lula desenvolveu uma nova lei que garante a isenção no pagamento de diversas contas dos idosos, conhecida como Lei do Superendividamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, segundo o portal FDR, a medida visa oferecer qualidade de vida a população idosa sem preocupações, além de um alívio financeiro.
Desse modo, os idosos têm direito a proteção de pelo menos 25% de sua renda mensal para assegurar uma vida digna.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, ao renegociar dívidas, o valor das parcelas não pode comprometer essa porcentagem mínima de renda, que é essencial para necessidades básicas.
Os principais benefícios incluem isenção de taxas e juros abusivos e facilidades na renegociação de dívidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, para ter esses benefícios, o idoso deve entrar em contato diretamente com a operadora da dívida, apresentar documentos que a renda atual e solicitar os direitos.
Aumento na Lei do Superendividamento
Recentemente, o presidente Lula assinou um decreto que praticamente dobra o valor da quantia que as instituições não podem retirar em caso de superendividamento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Canetada de Lula: Nova lei dos retrovisores traz 4 mudanças cruciais e motoristas são AVISADOS
● Lula baixa canetada ainda em 2024 com NOVA LEI, fim a veículos em autoescolas e isso é o que acontecerá
● Oficial: Nova lei da CNH atinge em cheio milhares de motoristas que dirigem carro automático em 2025
Vale ressaltar que, anteriormente, o benefício era de R$303; agora, ele passa a ser de R$600.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa fatia de renda é considerada o valor necessário para o pagamento de despesas básicas, como água e luz, e a lei a protege.
Dessa forma, as instituições financeiras não podem cobrar essa quantia no crédito consignado ou bloqueá-la quando uma pessoa está superendividada.
Segundo o eInvestidor, o presidente destacou que a medida oferece proteção ao consumidor.
“Essa iniciativa faz parte de uma série de esforços do nosso governo para garantirmos crédito e condições de consumo para o povo brasileiro, contribuindo para o aquecimento da economia”, afirmou em seu perfil no Twitter.
Quais são as dívidas isentas aos idosos?
A Lei do Superendividamento permite que entrem no acordo de negociação de dívidas, garantido o mínimo existencial, os débitos que:
- Foram contraídos sem má-fé, ou seja, quando não havia intenção de deixar de pagar;
- São dívidas de consumo: água, luz, telefone, gás, empréstimo e cartão de crédito.
Conclusões finais
Em suma, a nova Lei do Superendividamento representa progressos notáveis na proteção dos idosos, garantindo que uma parcela de sua renda mensal não seja alterada para suprir suas necessidades fundamentais.
Com o aumento do valor resguardado, os idosos podem lidar com suas dívidas de maneira mais segura e digna.
Esta ação do governo Lula não só proporciona um alívio financeiro, como também favorece uma qualidade de vida superior para essa parte da população.
Para aproveitar esses benefícios, é essencial que os idosos estejam vigilantes e procurem renegociar suas dívidas com as operadoras, assegurando assim seus direitos e uma vida mais serena.