TRISTE DEMAIS
Câncer e doença fatal: 6 estrelas de ‘O Salvador da Pátria’, da Globo, levados pela morte
13/10/2024 às 15h00
Tudo sobre o elenco de ‘O Salvador da Pátria’, da Globo, com a morte de 6 astros
A saber, nos últimos anos, o elenco de “O Salvador da Pátria”, icônica novela da Globo exibida originalmente em 1989, foi atingido por uma série de tragédias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seis dos seus astros já partiram, vítimas de doenças graves como câncer e infarto, deixando um rastro de consternação entre fãs e colegas de profissão.
A novela, que marcou época com suas tramas envolventes e personagens inesquecíveis, agora carrega um pesado legado de perdas, transformando a lembrança da produção em um retrato amargo do destino de seus protagonistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Escrita por Lauro César Muniz, a trama conta com a colaboração de Alcides Nogueira e Ana Maria Moretzsohn, e direção de Gonzaga Blota, José Carlos Pieri, Denise Saraceni e Paulo Ubiratan.
Assim, além de Lima Duarte, ainda aparecem na tela Maitê Proença, Betty Faria, Francisco Cuoco, Susana Vieira, Luís Gustavo, entre outro nomes, que ainda nos brindam com suas interpretações até hoje.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém muitos atores do elenco já não estão mais vivos e deixam a saudade da sua arte da interpretação.
José Wilker (1944-2014)
José Wilker, que nos deixou em 2014 aos 69 anos, foi vítima de um infarto repentino. Segundo o Na telinha, o ator, conhecido por seu papel como João Matos em uma novela de Lauro Cezar Muniz, estava descansando na residência de sua esposa, Claudia Montenegro, em Ipanema, quando sofreu um ataque cardíaco fatal.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Câncer e pneumonia: Elenco de Salve Jorge, da Globo, é arrasado com 4 mortes
● Doença mortal e câncer: 3 atores de ‘Caras e Bocas’, da Globo, arrastadas pela morte de forma trágica
● Carta psicografada de Marcelo Rezende divulgada em canal traz recado de arrepiar a apresentador da TV
Lutero Luiz (1931-1990)
Lutero Luiz, nascido no Rio Grande do Sul, deu vida ao personagem Bodão, o fiel companheiro de Sassá Mutema, especialmente nas cenas ambientadas na sala de aula da professorinha Clotilde, interpretada por Maitê Proença.
“O Salvador da Pátria” foi a penúltima novela em que Lutero atuou, antes de falecer em 1990, vítima de um câncer no fígado.
Em suma, Lutero estava no elenco da novela “O Sexo dos Anjos”. Após seu falecimento, a autora Ivani Ribeiro precisou criar uma história de viagem para o personagem Bastião, que teria ganho na loteria.
Thales Pan Chacon (1956-1997)
Thales Pan Chacon faleceu aos 40 anos, em 1997, devido a complicações causadas pela AIDS. Mesmo com uma carreira relativamente curta na televisão, Thales impressionou muitos com seu talento e presença marcante.
Ao longo de sua carreira, Thales participou de seis novelas, quatro minisséries, além de diversas séries, peças teatrais e filmes.
Em “O Salvador da Pátria”, ele interpretou o advogado Cássio, que tenta defender Sassá Mutema das acusações que pesam sobre ele.
O que aconteceu com o ator Flávio Migliaccio?
Flávio Migliaccio, aos 85 anos, foi encontrado sem vida em 4 de maio de 2020, em sua propriedade na Serra do Sambê, localizada em Rio Bonito, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
O ator, que possuía o sítio desde os anos 1970, deixou uma carta para seus familiares.
Seu último trabalho na televisão foi na novela “Órfãos da Terra”, onde interpretou Mamede Adud. Já em “O Salvador da Pátria”, Flávio deu vida a Nilo Assunção, o presidente do sindicato rural de Ouro Verde.
Mário Lago (1911-2002)
Mário Lago, um ícone do cinema, da televisão e do teatro, faleceu em 2002, aos 90 anos, em decorrência de enfisema pulmonar.
O ator passou seus últimos momentos em casa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Seu velório foi realizado no Teatro João Caetano, onde viveu importantes momentos de sua carreira.
Atualmente, o corpo de Mário Lago está sepultado no Cemitério de São João Batista, em Botafogo, Rio de Janeiro.
Em uma novela de Lauro Cezar Muniz, Mário interpretou Quinzote, um senhor simpático, mas financeiramente arruinado.
Cecil Thiré (1943-2020)
Cecil Thiré, aos 77 anos, faleceu em outubro de 2020, enquanto dormia em sua casa no bairro Humaitá, no Rio de Janeiro.
O ator lutava contra a doença de Parkinson há alguns anos e não aparecia na televisão desde o fim da novela “Máscaras”, em 2012.
Filho da renomada atriz Tônia Carrero, Cecil se destacou não apenas como ator, mas também como diretor de teatro e cinema.
Em “O Salvador da Pátria”, ele atuou ao lado de Lucinha Lins, interpretando o médico Lauro, um personagem carismático e de bom coração.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: