Conheça os 6 ingredientes que provavelmente tem em sua cozinha e que ajudam no processo de arrancar a gordura do fígado, principalmente dos idosos 60+
O fígado é um órgão essencial para várias funções do corpo, como: eliminar toxinas, regular a coagulação sanguínea e o metabolismo da glicose.
No entanto, a esteatose hepática, popularmente conhecida como gordura no fígado, ocorre quando células hepáticas são infiltradas por gordura, o que pode levar a complicações sérias, como:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Inflamação crônica;
- Hepatite;
- Cirrose;
- Câncer de fígado
Ainda mais grave para idosos
Porém, nos idosos 60+, a situação é ainda mais delicada, pois o acúmulo de gordura no fígado pode acelerar problemas metabólicos e aumentar o risco de comorbidades como:
- Diabetes tipo 2;
- Doenças cardiovasculares
Além disso, o fígado gorduroso pode comprometer a qualidade de vida, gerando sintomas como fadiga, desconforto abdominal e perda de apetite.
No caso dos idosos, o fígado que já está em um processo natural de envelhecimento, torna a regeneração mais lenta e a recuperação de possíveis lesões mais difícil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, cuidar do fígado e prevenir o acúmulo de gordura é essencial para a saúde e o bem-estar dessa população.
Porém, a equipe do TV Foco especializada em saúde e bem estar, baseada em informações contidas no portal ND+, traz hoje 6 ingredientes que podem ser úteis no combate desse problema.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAS ATENÇÃO! Conforme sempre frisamos, as receitas naturais aqui contidas são apenas complementos. Sendo assim, é fundamental procurar um profissional da saúde para que ele possa encaminhar o seu caso para o melhor tratamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o TV FOCO jamais incentiva a automedicação, seja ela qual for
6 folhas e seus benefícios
Veja abaixo como cada uma dessas folhas agem na desintoxicação e limpeza do fígado:
1.Couve:
- Rica em antioxidantes, principalmente sulforafano, ela auxilia na desintoxicação do fígado. Por estimular a produção de enzimas hepáticas, ela acaba promovendo a limpeza do órgão;
- Além disso, contém fibras que ajudam a controlar os níveis de colesterol, outro fator relacionado à gordura no fígado.
2.Rúcula:
- Como toda folha escura, ela contém clorofila e compostos que auxiliam na desintoxicação do fígado, promovendo a eliminação de toxinas e ajudando a reduzir o acúmulo de gordura no órgão;
- Suas propriedades antioxidantes também ajudam a proteger as células hepáticas contra danos.
3.Espinafre:
- Conhecido por ser rico em vitamina E e outros antioxidantes que ajudam a prevenir o estresse oxidativo no fígado, ele reduz inflamações e apoiando a regeneração celular;
- Suas fibras também ajudam a reduzir o colesterol LDL.
4.Brócolis:
- Rico em sulforafano, o brócolis promove a produção de enzimas que ajudam a desintoxicar o fígado. Ele é especialmente eficaz na eliminação de toxinas e na melhora do metabolismo lipídico;
- Estudos mostram que o consumo regular de brócolis pode ajudar a prevenir o acúmulo de gordura no fígado, além de melhorar a função hepática geral.
5.Folha de Mostarda:
- As folhas de mostarda possuem altos níveis de antioxidantes e fibras, que ajudam a promover a eliminação de toxinas do fígado e a reduzir os níveis de gordura hepática;
- Suas fibras também ajudam a melhorar a digestão e a eliminar o excesso de colesterol do organismo.
6. Agrião:
- Por fim, o agrião é rico em vitaminas e minerais, como a vitamina C e o betacaroteno, que ajudam a combater o estresse oxidativo no fígado.
- Sua capacidade de desintoxicar o fígado o torna um aliado importante na redução do acúmulo de gordura, além de ser um ótimo diurético natural, ajudando a eliminar toxinas.
Para saber sobre mais folhas e chás que limpam o fígado, clique aqui*
Conclusão final
Em suma, folhas crucíferas, ricas em sulforafano, antioxidantes e nutrientes, desempenham um papel fundamental no suporte à saúde hepática, especialmente em casos de esteatose hepática.
Ao incluí-las na dieta de forma regular, é possível conseguir uma limpeza do fígado, melhorando o metabolismo e reduzindo o risco de complicações associadas à gordura hepática.