Recupere em casa seu cabelo danificado sem precisar cortar
Não precisa ser um especialista para perceber que as mulheres têm um cuidado especial com a pele, corpo e até mesmo o cabelo. Com isso, as idas ao salão são frequentes e até as mudanças nas madeixas. Tudo para se sentir bem e com a autoestima elevada. Entretanto, alguns procedimentos acabam desgastando os fios e levando embora a saúde capilar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, vamos mostrar para você em 6 passos caseiros de como recuperar os cabelos quebrados e ressuscitar os fios em casa. Ficou curiosa? Continue acompanhando esta matéria e confira as dicas para tratar os fios no dia a dia.
Quais são os seis passos para restaurar os fios?
1 – Usar shampoo e condicionador reparadores
Um grande passo para começar a tratar seus cabelos em casa é recorrer à shampoos e condicionadores que sejam reparadores e cauterizadores. Pois usar produtos apenas para dar brilho ou diminuir o frizz, muitas vezes, não é o bastante para fios que estão danificados.
Esse tipo de shampoo costuma ser cremoso, denso e bem hidratante para ajudar no processo de reparação dos cabelos secos logo nas primeiras lavagens. Eles cuidam dos danos agindo pela fibra capilar e repondo os nutrientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2 – Alterne máscaras de reconstrução com as de hidratação
Para os cabelos que estão quebrados ou danificados por química, é muito importante o uso das máscaras capilares, não só as de hidratação, mas principalmente, as de reconstrução. Aquelas que são a base de queratina são as mais indicadas, isso porque elas reforçam as cutículas dos fios.
Por esse motivo, é importante o uso alternado das máscaras de hidratação e reconstrução, para manter o brilho, a maciez e selar as pontinhas do cabelo danificado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3 – Aplique sempre um creme de pentear para evitar que os danos piorem
Esse passo vale principalmente para as mulheres que possuem cabelos cacheados. Quem tem cabelo alisado não costuma usar o creme para pentear, mas as donas de cabelo cacheado e crespo é indicado sempre usar o creme de pentear após lavar os fios. Pois, além de ajudar a desembaçar, o produto também cria uma barreira contra umidade, o que ajuda a prevenir o frizz e a opacidade.
4 – Não esqueça o leave-in com proteção térmica antes do secador
Evitar o uso de chapinha, difusor e secador é um passo importante para quem está visando ressuscitar os fios. Mas, caso seja realmente necessário o uso de algum dos itens, é de suma importância, não esquecer de aplicar um protetor térmico nos cabelos.
Isso porque as altas temperaturas dessas ferramentas podem tirar ainda mais o brilho do cabelo e piorar o ressecamento, ocasionando mais quebra e danos às mechas. Aposte em um leave-in de tratamento, que protege o cabelo do secador, ao mesmo tempo, em que repara as cutículas.
5 – Não use água quente nem esfregue os cabelos na toalha
Esse passo é muito importante, pois, a hora da lavagem faz toda a diferença para um cabelo que está danificado. É indicado que a lavagem seja sutil, massageando com leveza o couro cabeludo, o comprimento e as pontas. Deve-se também evitar a água quente, já que a temperatura pode piorar o ressecamento, deixando os fios sem brilho e com oleosidade excessiva na raiz.
Na hora de secar, exige mais sutileza ainda. Deve-se escolher uma camisa de algodão, que é mais suave do que a toalha, e retirar a umidade torcendo levemente as madeixas, no lugar de esfregar.
6 – Aposte na umectação para devolver mais nutrientes perdidos
Por último, mas não menos importante, outra prática que pode ser feita em casa é a umectação. Basta aplicar óleo capilar nos cabelos secos, da raiz as pontas, e deixar agir por cerca de 2 horas. Assim, o óleo consegue penetrar nas cutículas do fio, além de blindar o cabelo e hidratar.