Adeus

Fim de uma era: 6 refrigerantes amados do Brasil acabam extintas do Carrefour, Assaí e outros mercados

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

6 refrigerantes que não se encontram mais nos mercados (Reprodução: Montagem TV Foco)

6 refrigerantes amados sumiram dos supermercados, mesmo dos gigantes, como Carrefour, Assaí e outros

Ao longo dos anos, diversas marcas fizeram história e dentre elas alguns refrigerantes que marcaram gerações. Porém, grande maioria não se encontram mais nos mercados, nem mesmo os gigantes como Carrefour e Assaí.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A saída de um produto do mercado se dá por diversos motivos. Pode ser pela forte concorrência, pela falência da empresa ou até mesmo por não cair no gosto das pessoas, tornando assim um fracasso nas vendas.

Relembrando as marcas de refrigerantes antigas, o portal ‘Exame’ revelou 6 deles amados e que nunca mais as pessoas os encontraram nos supermercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira citada é a Crush, que foi uma grande rival da Fanta por longos anos. Sua essência de casca de laranja marcou gerações, mas nem mesmo no Carrefour e Assaí da para encontrá-la.

Seu auge se deu nos anos 1970, quando funcionava através de uma licença, como franquia, assim diversas empresas a produziam. Segundo o ‘Exame’, ela deixou de ser produzida nos anos 1990.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O principal motivo foi a não renovação dessas licenças. Porém, em 2010, a Coca-Cola readquiriu essa licença e a produziu, mas em uma edição limitada no Brasil.

Crush tinha um saber laranja marcante (Reprodução: Internet)

Gini

Dentre os anos de 1970 e 1980, o Gini também foi de grande sucesso entre a juventude. Seu sabor focado no limão era muito aceito pelos consumidores.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, a empresa dona da marca, a Pakera, parou de produzi-lo, também na década de 1990. Porém, o fim de sua fabricação foi apenas no Brasil, já que fora do país segue com todas as forças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gini chegou com seu sabor limão (Reprodução: Internet)

Grapette

A marca tinha um slogan que estava na boca de todas as pessoas: ‘Quem bebe Grapette repete’. Essa, por sua vez, é mais antiga que as anteriores e tinha um sabor de usa, criada em 1930.

O dono do sabor, Benjamin Tyndle Fooks, atingiu o sucesso da marca após o término da Segunda Guerra Mundial e se tornou sucesso no Estados Unidos.

No Brasil, chegou apenas em 1948, pela Companhia de Refrigerantes Guanabara, no Rio de Janeiro. Assim, a bebida repetiu o seu sucesso. Apesar disso, por conta da concorrência, ela é pouco lembrada nos dias de hoje.

Grapette era um sucesso de vendas no começo (Reprodução: Internet)

Mirinda

A Mirinda brilhou entre os anos 1980 e 1990, mas surgiu bem antes disso, em 1959. Seu sucesso teve início em 1970, quando passou a fazer parte da PepsiCo.

No Brasil, a marca acabou sendo substituída pela Sukita, em 1998, como uma aposta no mercado da Ambev. Desde então a Mirinda não se encontra mais no Carrefour ou em outros mercados.

Mirinda não é encontrado mais nos mercados (Reprodução: Internet)

7Up

A 7Up é uma das mais antigas da lista, já que surgiu em1929. Porém, no Brasil, ela chegou anos depois e não teve uma história muito longa.

Ainda segundo o ‘Exame’, seu fim se deu em 1997, por conta da falta de receptividade dos brasileiros. Apesar disso, a 7Up serviu como base para a criação da H2OH, lançada em 2006.

7Up foi um sucesso entre a juventude (Reprodução: Internet)

Baré

O refrigerante Baré é um dos brasileiros da lista, já que surgiu em 1960, em Manaus. Seu auge foi anos anos 1980, com os lançamentos dos sabores tutti-frutti e noz-de-cola.

Nos anos 2000, o refrigerante mudou de dono e passou a pertencer a Ambev. Nessa época, ela passou a sumir dos supermercados pelo Brasil. Hoje é consumida apenas em Manaus.

Baré ainda é comercializado em Manaus (Reprodução: Internet)

Quantas unidades do Carrefour há no Brasil?

O Carrefour possui uma história de mais de 40 anos no Brasil e seu sucesso é absurdo, prova disso é ela ser a líder do segmento no país. Por aqui, a empresa conta com mais de 500 lojas em todos os estados brasileiros.

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile