DICAS DE OURO!
Fim do aspecto de sujo: 6 truques infalíveis acabam com o cabelo oleoso e deixam fios leves
14/11/2024 às 11h15
Confira seis dicas que podem ajudar a reduzir a oleosidade do cabelo sem gastar muito
De fato, o excesso de oleosidade no cabelo pode incomodar diversas mulheres, que buscam maneiras para evitar o aspecto de sujo, brilho extremo e falta de movimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta quinta-feira, 14, iremos mostrar seis truques infalíveis que podem ajudar a diminuir o cabelo oleoso e, ainda, proporcionam um visual mais leve aos fios.
Mas, afinal, o que causa a oleosidade?
Primeiramente, o corpo produz naturalmente as glândulas sebáceas, responsáveis pelo sebo em nosso organismo. O sebo ajuda a proteger os fios dos agentes externos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, com a produção excessiva, o cabelo tende a ficar mais oleoso, com brilho extremo e ainda perder o seu movimento natural. E o problema pode ser tanto genético, quanto ao uso de produtos incorretos.
Desse modo, existem algumas dicas e atitudes do dia a dia que podem ajudar a diminuir a oleosidade capilar. Veja a seguir, segundo informações do portal Marie Clarie.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conheça os seus fios
O passo mais importante, para qualquer cuidado, é conhecer o seu tipo de cabelo. Por exemplo, os fios oleosos necessitam de shampoo’s específicos.
Mulheres com fios oleosos podem não se beneficiar com produtos hidratantes intensos. O ideal é apostar nos produtos transparentes.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Cheirosa 24 horas: 4 perfumes do Boticário para comprar por menos de R$ 100 em novembro
● Fim dos gastos no salão: 1 ingrediente traz alongamento em gel natural e deixa unhas inquebráveis
● Botox caseiro: Sabonete antienvelhecimento com 4 ingredientes paralisa rugas e traz pele de seda
Esqueça a máscara na raiz
Além disso, é de extrema importância não usar máscaras de hidratação ou até mesmo o condicionador na raiz. O ato pode fazer com que ela fique ainda mais oleosa com o tempo.
Isso porque, pode acontecer o acúmulo de resíduos que leva à obstrução dos folículos de cabelo.
Preste atenção no banho
O ato de enxaguar bem as madeixas pode mudar o aspecto final dos fios, pois os resíduos dos produtos podem pesar e contribuir para o aspecto de oleosidade.
Evite a água quente
Poucas mulheres sabem, mas a água quente pode ajudar a aumentar a oleosidade e o ressecamento dos fios.
Isso porque, ao remover os óleos naturais, o organismo estimula o couro cabeludo a produzir mais sebo para compensar a perda.
Desse modo, o indicado é lavar as madeixas com água morna ou até mesmo gelada.
Evite mexer nos fios
Outra dica é evitar mexer no cabelo ao longo do dia, uma vez que as mãos podem transferir gordura e sujeira para os fios.
Além disso, as mãos podem ajudar a movimentar o sebo presente no couro cabeludo por mais partes dos fios.
Shampoo a seco
Por fim, as mulheres que buscam resolver o problema de forma rápida, é indicado utilizar um shampoo a seco ou até mesmo um talco nos fios.
Considerações finais
Em resumo, mulheres com o cabelo oleoso devem ter cuidado na hora de lavar os fios. O ideal é tomar banhos mornos ou frios e utilizar shampoo’s transparentes.
Veja mais dicas para o cabelo clicando aqui.
Como secar a raiz do cabelo oleoso?
Por fim, é necessário ter cuidado na hora de secar as madeixas. O jato muito quente do secador pode aumentar ainda mais o problema, assim. como mantê-lo por muito tempo na mesma área do couro cabeludo.
Desse modo, na hora de secar, alterne as posições do secador e opte por um jato na temperatura média ou fria.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]