Seis dicas e um ingrediente natural podem ajudar a diminuir os danos da chapinha no cabelo
A chapinha é um dos métodos mais rápidos para alisar o cabelo, porém, o uso constante de fontes de calor podem prejudicar os fios.
De fato, utilizar secador, chapinha e babyliss com frequência pode desgastar a cutícula dos fios, deixando o cabelo seco, áspero, com excesso de pontas duplas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, nesta terça-feira, 01, iremos mostrar seis truques e um ingrediente natural para manter o cabelo hidratado mesmo usando a chapinha.
Cuidado com o fio
Primeiramente, iremos falar sobre a hidratação, que é fundamental para mulheres que utilizam a chapinha com frequência.
De acordo com o portal Marie Claire, usar produtos hidratantes no dia a dia é o primeiro passo para manter os fios hidratados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Hidrate, hidrate e hidrate. Seu cabelo precisa se manter saudável se você usa ferramentas quentes constantemente”, diz a hairstylits Jenny Cho à versão americana da Marie Claire.
Produtos certos
Desse modo, é indispensável escolher produtos com fórmulas que contenham ingredientes, como óleo de coco, leite de coco e óleo de argan.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os ingredientes ajudam a reparar o cabelo sem deixá-lo pesado. A dica também vale para mulheres com fios oleosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, em caso de cabelo oleoso, o ideal é utilizar o shampoo hidratante apenas nas pontas. Já na raiz, o indicado é um produto transparente.
Máscara de hidratação
De acordo com a especialista, o ideal é utilizar a máscara de hidratação de uma a duas vezes por semana.
Em seguida, a hairstylits Jenny Cho revelou duas dicas para usar a máscara de hidratação no dia a dia.
- Troque o seu condicionador diário por uma máscara de hidratação;
- Aplique o produto durante o dia, por exemplo, quando for à academia, prenda em um coque e lave depois.
Cronograma capilar
Além disso, o indicado é realizar um cronograma capilar com máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução para repor os nutrientes necessários para manter os fios macios.
Protetor térmico
Essa dica todas já sabem, mas é fundamental para manter os fios hidratados usando a chapinha: utilizar o protetor térmico.
É importante aplicar um protetor térmico no cabelo úmido antes secá-lo porque quando os fios estão molhados eles ficam mais propensos a quebrar.
Além disso, é importante passar o pretor térmico, caso você esteja com o cabelo seco.
Abaixe a temperatura da chapinha
O ideal é utilizar a chapinha no primeiro nível do aparelho, mas, é possível mantê-lo no segundo, normalmente em 190 graus.
Corte o cabelo
Por fim, o ideal é cortar as pontinhas do cabelo regularmente. A prática ajuda a moldar os fios de forma mais rápida, além de tirar os danos visíveis.
Ingrediente natural
Além disso, o óleo de coco é rico em ácidos graxos que nutrem e suavizam os cabelos, restaurando sua umidade natural e eliminando o ressecamento e até o frizz.
Ao invés de comprar o óleo de coco de alguma marca, as mulheres também podem garantir os benefícios do alimento através da extração artesanal. Veja como:
- Escolha um coco maduro;
- Em seguida, abra o alimento e esmague a polpa do coco;
- Depois pressione no leite do coco e o aqueça suavemente para remover qualquer umidade;
- Por fim, você pode usar o produto sozinho ou misturá-lo em um shampoo sem sulfatos ou silicone.
Considerações finais
Em suma, cuidar dos fios, através de máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução, utilizar protetor térmico e cortar o cabelo pode ajudar a mantê-lo saudável mesmo utilizando a chapinha.
Qual a chapinha que menos agride o cabelo?
Por fim, para escolher qual a melhor chapinha que não estraga o cabelo, é necessário considerar aquela que possui placas de cerâmica ou turmalina, com controle de temperatura ajustável, de acordo com o portal Blog Memed.