CHOCANTE

Perigo: 60 produtos queridinhos dos brasileiros acabam de ser proibidos e podem estar na sua casa

Produtos naturais foram proibidos (Foto: Reprodução/Freepik)

Produtos naturais foram proibidos (Foto: Reprodução/Freepik)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Anvisa acaba de promover uma série de proibições e produtos podem estar nas casas de milhões de brasileiros

Pelo menos 61 produtos acabam de ser proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Uma lista de xaropes, chás e suplementos alimentares e vitamínicos não poderá mais ser vendida após uma fiscalização constatar uma série de irregularidades.

De acordo com o jornal O Dia, a proibição atinge consumidores de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e de outras partes do Brasil. Todos esses produtos são produzidos e/ou registrados por duas empresas de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

Desta lista, 53 produtos são produzidos pela empresa Rodrigues & Florindo Saúde e Vida Ltda. ME. (CNPJ: 05.203.396/0001-98) e mais sete pela Dr. Candal Ltda. (CNPJ: 30.528.406/0001-02).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre as irregularidades estão: falta de identificação no rótulo de que se trata de um fitoterápico; falta de descrição sobre a funcionalidade do produto e falta de registro na Anvisa ou no órgão local de vigilância sanitária.

Agência proibiu mais de 60 produtos (Foto: Foto: Ascom/Anvisa)

MAIS PROBLEMAS

Além disso, há problemas de rotulagem fraudulenta com falsa informação de produto registrado na Anvisa ou também o caso de produto registrado como fitoterápico ou suplemento alimentar e que deveria estar na categoria de medicamento; falso registro de produto como alimento, quando deveria ser cadastrado como fitoterápico.

A Anvisa proibiu esses produtos que são feitos a partir de ervas para cura, tratamento e/ou prevenção de doenças baseadas na antiga cultura popular. Eles costumam ser vendidos em camelódromos e na internet, inclusive no popular site Shopee.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O QUE ANVISA DISSE SOBRE O ASPARTAME?

A Anvisa acaba de dar um parecer sobre a polêmica envolvendo o aspartame, que é um tipo de adoçante utilizado em mais de 90% dos tipos de refrigerantes dietéticos. De acordo com o jornal O Globo, a agência contrariou comunicado da Organização Mundial da Saúde (OMS) e afirmou que o consumo controlado do produto não oferece riscos de câncer em pessoas.

Xaropes e chás são impróprios para consumo (Foto: Reprodução/Anvisa)

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile