A montadora teve um triste fim após não conseguir mais se sustentar e ter a falência decretada de vez
Indiscutivelmente, os carros são grandes paixões nacionais. Inclusive, alguns modelos se tornaram os verdadeiros queridinhos de milhares de motoristas, pelo fato de marcarem gerações.
Todavia, como nem tudo é para sempre, alguns modelos amados de grandes montadoras e que fizeram história, pararam no tempo e já não são mais fabricados. E por falar nas fabricantes, uma gigante do mercado teve a falência decretada oficialmente após se afundar em uma dívida de 6,9 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A montadora em questão se trata da Chrysler, empresa dos Estados Unidos que ao longo de anos foi uma das marcas mais populares nas ruas. Porém, em 2009, a fabricante de automóveis declarou falência, depois das negociações entre o Departamento do Tesouro e os credores se encerrar.
Informações do jornal ‘Detroit Free Press’ apontam que o diálogo, que contou com o consórcio de 46 bancos e fundo de investimentos na época, não chegou a um acordo final.
Um ano antes de fechar às portas, o governo dos EUA chegou a liberar nada menos que um empréstimo de 4 milhões de dólares para a Chrysler, além de outros 500 milhões de dólares no início de 2009. Porém, apesar da fortuna recebida, a montadora não conseguiu se sustentar.
Diante a situação dramática, a montadora recebeu um prazo final do governo para o dia (30) de abril de 2009 para ter a determinação do seu futuro cravada. Na época, ainda houve uma tentativa de parceria com a Fiat, negociações essas que não fluíram.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Reajuste de 5,25%: Canetada antes de Haddad garante salário mínimo de R$1656 à lista de CLTs em 2025
● Decisão do Banco Central confirma o que acontecerá com quem tem R$1000 na poupança Bradesco hoje (23)
● Isenção colossal e +1 benefício: Nova lei do IPVA chega com mudança histórica a lista de CPFs em 2025
A Chrysler e o Tesouro ainda buscaram trocar os quase 7 bilhões de dólares em dívidas por cerca de 2,5 bilhões com dinheiro. Pelo fato de não chegaram em nenhum acordo, a Casa Branca declarou a falência da montadora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em que ano a Fiat comprou a Chrysler?
No ano de 2014, a italiana FIAT concluiu o processo de compra do Grupo Chrysler e se tornou um gigante automotivo por meio da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e detém as marcas Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Maserati, Ferrari, Jeep, Dodge, RAM e Chrysler.