Você provavelmente faz isso: Fuja desses 7 erros que estão acabando com suas unhas e sua saúde
O cuidado com as unhas é essencial para mantê-las fortes e saudáveis, mas o que muitas pessoas não sabem é que alguns hábitos podem estar prejudicando a beleza e vitalidade das suas unhas.
Tanto para quem escolhe manter os cuidados em casa, como para quem prefere ir em profissionais, manter-se informado sobre boas práticas em relação aos cuidados com as unhas é essencial para manter a saúde das mesmas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nessa matéria, iremos compartilhar com você alguns erros comuns praticados até mesmo por profissionais que prejudicam suas unhas. Confira quais são eles e evite-os imediatamente!
Quais os erros mais comuns que prejudicam o cuidado com as unhas?
- Tirar a Cutícula: A cutícula atua como uma barreira natural contra fungos e bactérias. Deixe de lado o hábito de removê-la, pois sua proteção é fundamental para fortalecer as unhas e agilizar a esmaltação.
- Não Usar Base: A base é indispensável na manicure. Evite manchas nos seus dedos e unhas ao aplicar esmalte, usando sempre uma camada de base para proteção.
- Lixar em Movimentos de Vai-e-Vem: Lixe as unhas em um único sentido para evitar o levantamento das escamas. Utilize uma lixa mais fina em seguida para fechar as escamas abertas, mantendo-as firmes.
- Exagerar na Acetona: Opte por removedores de esmalte sem acetona, menos agressivos e com opções mais suaves como os de semente de uva. A acetona resseca as unhas e retira o brilho do esmalte.
- Lixar a Camada Superficial da Unha: Cuidado ao lixar essa parte da unha, pois pode deixá-la frágil e suscetível a quebras. Prefira uma lixa polidora suave e faça isso com moderação, hidratando as unhas em seguida.
- Não Hidratar: A hidratação é fundamental. Evite a formação de cutículas ressecadas e irregulares, mas cuidado com o excesso no dia da esmaltação, pois pode prejudicar a aderência do esmalte.
- Não levar seu próprio alicate: Seu alicate de unhas é mais do que uma ferramenta de beleza; é uma linha de defesa contra doenças sérias, como Hepatite B e C. E atenção! Estufas e “líquidos mágicos” não esterilizam material, somente autoclave. A preferência é que você leve seu material, assim como palitos e lixas.
Pintar muito as unhas pode ser prejudicial?
Pintar as unhas frequentemente pode torná-las mais fracas, sujeitas a quebras e ressecamento. O uso constante de esmaltes sem intervalos pode levar a descoloração e amarelecimento.
Para evitar problemas, dê pausas entre as aplicações, escolha produtos de qualidade, remova o esmalte gentilmente e utilize hidratantes e fortificantes próprios. Se surgirem problemas persistentes, consulte um profissional de saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE