7 inimigos que destroem o colágeno e aceleram o envelhecimento
Se você já está percebendo alguns sinais de envelhecimento, como rugas, dores nas juntas, entre outros, hoje nós do TV Foco vamos te contar os 7 maiores inimigos que destroem o colágeno para as senhoras banirem da vida de uma vez por todas.
Portanto, para quem não sabe, o colágeno é uma proteína que apresenta a função de sustentar e manter as células unidas, ou seja, ele é o responsável por manter a firmeza da pele, além de ser importante na restauração de células mortas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Produzido pelo corpo e obtido a partir do consumo alimentos fontes de proteína, como carnes e leguminosas, o colágeno previne o envelhecimento da pele e atua na manutenção da cartilagem e da densidade mineral óssea, reduzindo o enfraquecimento dos ossos, e na proteção das articulações.
No entanto, existem hábitos e condições que fazem com que a produção dessa proteína fique mais escassa no seu corpo, como a idade, por exemplo, já que quanto mais velho você fica, menos é a produção de colágeno, perdendo 1% ao ano.
O tabagismo por sua vez, é um hábito que destrói a proteína, pois os famosos cigarros são os grandes causadores das rugas intensas, assim como o sol. A radiação UV diminui a produção do colágeno, portanto, é necessário usar o filtro solar todos os dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outros mais hábitos, como dormir pouco ou excesso de álcool, também podem envelhecer o corpo de forma mais rápida. Além disso, ter uma boa alimentação é a chave para manter uma produção saudável de colágeno.
O que poucas sabem, é que o sedentarismo e o ato de comer muitos carboidratos e açúcares refinados, também podem acelerar o processo de envelhecimento e até mesmo diminuir a produção das proteínas necessárias do corpo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais alimentos são ricos em colágeno?
- Gelatina extraída de peles, cartilagens e ossos de animais;
- Feijão e lentilha;
- Brócolis;
- Caldo de ossos;
- Frango e carne vermelha;
- Mocotó;
- Alho;
- Cenoura.