Rogério Ceni lida com debandada no Esquadrão de Aço neste ano de 2024 e notícia pega torcida de surpresa; Saiba quais são os jogadores e como fica o Bahia
Ainda em julho deste ano de 2024, Rogério Ceni precisou lidar com uma bomba envolvendo possível debandada de 7 estrelas do Bahia, mais conhecido como “Esquadrão de Aço”.
De acordo com o portal E.C Bahia, após a virada daquele semestre, os 7 jogadores do Bahia passaram a ter apenas seis meses de contrato vigente com o clube, sendo quatro deles com vínculo em definitivo e outros três por empréstimo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bye Bye, Bahia?!
No entanto, os atletas que possuem vínculo diretamente com o Tricolor de Aço, por lei, já poderiam assinar pré-contrato com outra equipe, se fosse o desejo dos mesmos.
Nos outros casos, o Bahia ficou com a opção de compra no contrato de cada um dos atletas emprestados.
1- Jogadores com opção em assinar o pré contrato
A lista de jogadores vinculados ao Bahia com contrato até dezembro e que tiveram opção de assinar um pré-contrato conta com os seguintes nomes:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Danilo Fernandes
- Cicinho
- Víctor Cuesta
- Carlos De Pena
Porém, em entrevista concedida ainda em maio, o próprio De Pena afirmou que, apesar de ter assinado um contrato curto, o objetivo é renovar com o clube para a próxima temporada.
“O tempo de contrato, por mais que seja até o final do ano, confio que vou ficar aqui mais tempo, é o meu desejo”
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O meio-campista, que é um dos reservas mais utilizados por Ceni, tem em seu contrato uma opção de extensão contratual, que pode ser acionada pelo Bahia ao fim da temporada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2- Jogadores emprestados ao Bahia até dezembro:
Já a lista de jogadores vinculados ao Bahia que estão apenas emprestados no Bahia até dezembro conta com mais 3 nomes:
- Adriel (emprestado pelo Grêmio)
- Nico Acevedo (emprestado pelo New York City)
- Oscar Estupiñán (emprestado pelo Hull City)
Dentre os três atletas emprestados ao Esquadrão, Acevedo era o único que na época não havia estreado na temporada em decorrência de uma grave lesão no joelho sofrida em dezembro de 2023.
Inclusive, essa lesão foi responsável por fazer o jogador passar por 2 cirurgias – a mais recente em junho de 2024.
Já Estupiñán é quem mais se destacou no período, sendo um dos maiores goleadores da temporada tricolor.
Novas contratações:
No entanto, em setembro de 2024, o Bahia decidiu trazer novos jogadores apenas para repor saídas do elenco e fez duas contratações na segunda janela de transferências do futebol brasileiro, que terminou em meados do dia 02 daquele mês.
De acordo com o GE, a principal contratação foi o atacante Luciano Rodríguez, considerado a maior compra da história, por 12 milhões de dólares.
O jogador também não é titular, mas marcou o gol da classificação contra o Botafogo, nas oitavas de final da Copa do Brasil, e tem sido utilizado com frequência pelo técnico Rogério Ceni saindo do banco de reservas.
Porém, essas contratações vistas como tímidas, têm explicação.
As boas campanhas nas competições nacionais deram respaldo ao atual elenco do Bahia, que entrou com tudo em setembro na briga pelo G-6 do Campeonato Brasileiro e, consequentemente, de olho em uma classificação inédita à semifinal da Copa do Brasil.
Lista de reforços
Ainda de acordo com o GE, o primeiro reforço já era conhecido há alguns meses.
Iago Borduchi, por exemplo, tinha pré-contrato assinado com o Bahia desde janeiro, mas defendeu o Augsburg, da Alemanha, até o fim do primeiro semestre, e só chegou ao Esquadrão em julho, quando pôde entrar em campo.
Mas, mesmo após a chegada de Borduchi, Luciano Juba se manteve como titular e peça importante do time treinado por Ceni.
Sendo assim, a atual escalação principal do Bahia conta também com:
- Marcos Felipe;
- Arias;
- Gabriel Xavier;
- Kanu e Juba;
- Caio Alexandre;
- Jean Lucas;
- Everton Ribeiro;
- Cauly;
- Thaciano; Everaldo
Como ficou o elenco do Bahia em 2024?
Em suma, o Bahia contratou nove jogadores em 2024 e investiu cerca de R$ 119,7 milhões. O foco principal foi reforçar o meio-campo, com as chegadas de Jean Lucas, Everton Ribeiro e Caio Alexandre, ainda em janeiro, para formar um quarteto ofensivo com Cauly.
Jean e Caio, inclusive, custaram R$ 51,4 milhões no total ao Tricolor e estão atrás somente de Lucho Rodríguez entre as compras mais caras do futebol nordestino.
No sistema defensivo, o Bahia só não se reforçou com goleiros. Marcos Felipe e Adriel estão no Bahia desde 2023, enquanto Danilo Fernandes está desde 2021.
Quais são os reforços do Bahia em 2024:
Ainda de acordo com o GE, os reforços seguem sendo:
- Laterais: Santiago Arias e Iago Borduchi;
- Zagueiros: Víctor Cuesta;
- Meio-Campistas: Jean Lucas, Everton Ribeiro, Caio Alexandre e Carlos de Pena;
- Atacantes: Óscar Estupiñán (deixou o clube) e Luciano Rodríguez.
É com esse elenco que o técnico Rogério Ceni vai buscar classificar o Bahia para a Libertadores de 2025, principal objetivo do clube na temporada.
Conclusões finais:
Mesmo diante dos desafios enfrentados por Ceni, em julho de 2024, com a possível debandada de 7 jogadores. O Bahia se reforçou de forma modesta, trazendo Luciano Rodríguez e Iago Borduchi.
Porém, mesmo diante das dificuldades, o Bahia está empenhado em se classificar para a Libertadores de 2025, reforçado por nomes como: Jean Lucas, Everton Ribeiro e Caio Alexandre.