CONFIRA AGORA MESMO

Sem reajuste e proteção contra dívidas: 7 segredos para aliviar os bolsos dos idosos nos planos de saúde

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Segredos para aliviar os bolsos dos idosos nos planos de saúde (Foto: Reprodução/ Internet)

Planos de saúde sem reajuste e com proteção contra dívidas para idosos

Nunca sabemos quando vamos precisar de exames, cuidados médicos ou hospitalares, e por esse motivo é de grande importância contar com um bom plano de saúde. E no Brasil, os idosos representam cerca de 15% do total de pessoas que possuem esse privilegio, e podem contar com o benefício sem reajuste e proteção contra dívidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o portal ‘Estado de Minas’, na última década, o número de usuários de planos de saúde com 60 anos ou mais ultrapassou a marca de 7 milhões, isso conforme levantamento feito pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), com dados da Agência Reguladora do Setor (ANS).

Esse grupo etário, acima dos 60, é o mais suscetível, em formas gerais, a precisar passar por consultas médicas, exames laboratoriais e de imagens, terapias e internações clinicas ou cirúrgicas e, por esse motivo, tem um custo de saúde mais alto quando relacionado com as pessoas de menor faixa etária.

Idosos pagando contas – Foto: Reprodução

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a legislação garante aos idosos direitos de proteção específicos para assegurar acesso e cuidados de saúde adequados e de boa qualidade. Com isso, o Estatuto de Idoso, determina que os planos de saúde não podem aumentar a mensalidade de beneficiários a partir dos 59 anos. E as empresas que oferecem os serviços não podem se recusar a atender o idoso, mesmo que ele esteja devendo o pagamento do convênio, dentro do prazo de 60 dias.

Quais são os 7 segredos para os idosos?

A seguir, confira 7 segredos que são direitos dos idosos, que trarão um alívio significativo para seus bolsos ao contratarem um plano de saúde:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1). Contratar um plano de saúde individual

Os panos privados não podem negar aos idosos a adesão de seus produtos, isso é visto como prática abusiva. É vedado, pelo Código de Defesa do Consumidor, a recusa por parte do convênio de oferecer assistência a quem deseja adquiri-lo.

2). Obter mensalidade do plano sem reajuste ao completar 59 anos

O Estatuto do Idoso impede que as prestadoras dos planos de saúde reajustem os valores por faixa etária para aqueles clientes que atingirem 59 anos. Existirá apenas a taxa do reajuste anual, que para os contratos individuais tem um percentual máximo definido pela ANS.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3). Poder ter um acompanhante no hospital

É direito legal do idoso acima de 60 anos poder contar com a presença de um acompanhante caso seja internado ou fique em observação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O idoso tem direito a um acompanhante (Foto: Reprodução/ Internet)

4). Aproveitar as carências que já foram cumpridas

Ao sair do emprego, o idoso tem o direito de trocar de plano, com aproveitamento das carências já cumpridas, desde que respeite as regras de portabilidade.

5). Manter o plano ao se aposentar

O aposentado que pagou parte do plano de saúde empresarial por mais de 10 anos tem o direito de manter as condições de cobertura assistencial que possuía enquanto tinha vínculos trabalhistas. Dessa forma, porém, o aposentado deverá a pagar integralmente o valor do plano.

6). Assumir a titularidade do plano de saúde coletivo por adesão

O idoso que perde a condição de dependente, por ser excluído a pedido do titular depois de mais de 10 anos de contribuição, tem o direito de assumir a titularidade do plano de saúde coletivo por adesão, desde que arque com o custeio.

7). Ter cobertura durante inadimplência de até 60 dias

Caso haja fim de contrato por iniciativa do plano sem motivo justo ou aparente, é considerado prática ilegal. Dessa forma, a rescisão só é autorizada em casos de fraude ou não pagamento da mensalidade por parte do contratante, por um período acima de 60 dias, consecutivos ou não, nos últimos 12 meses de contrato.

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile