7 lojas amadas e frequente em shoppings de todo o país, tiveram suas portas fechadas durante o mesmo período de tempo
O cenário do varejo brasileiro tem passado por mudanças drásticas, com um número significativo de lojas encerrando suas atividades em importantes centros comerciais de São Paulo e Rio de Janeiro. Empresas de grande porte, antes vistas como rivais de gigantes como Magazine Luiza e O Boticário, agora enfrentam dificuldades que as levam a fechar suas portas nos grandes shoppings.
Este fenômeno, que envolve sete varejistas de renome, reflete um panorama econômico desafiador e um mercado em transformação, impactando diretamente consumidores e a dinâmica dos shoppings.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que em 2023, o varejo brasileiro passou por um momento desafiador, com diversas lojas fechando suas portas, especialmente em shoppings centers.
Entre as que mais sofreram com essa realidade, 7 se destacaram pelo alto número de unidades encerradas.
Polishop: Gigante em Queda Livre
Segundo o perfil no Instagram Market Live, a Polishop, empresa de produtos para casa e eletrodomésticos que se tornou sinônimo de demonstrações inovadoras na televisão, amargurou o título de campeã de fechamentos em 2023, com 22 lojas desativadas. A empresa, que já vinha enfrentando dificuldades financeiras nos últimos anos, não resistiu à crise econômica que assolou o país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A queda no poder de compra dos consumidores, aliada ao aumento dos custos operacionais, sufocou as margens de lucro da Polishop.
Imaginarium: Fim da Fantasia
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Cartão de crédito com dias contados: Banco Central confirma 3 viradas para 2025 com substituto a brasileiros
● Eldorado e JK Iguatemi aniquilados: 2 gigantes dos shoppings de SP despencam com queridinho nº1 de paulistas
● É realidade: 14° salário é liberado a lista de CPFs em 2025 e comunicado é emitido
A Imaginarium, outrora paraíso para os amantes de criatividade e inovação, viu seu mundo de fantasias se esvanecer em 2023 com o fechamento de 18 lojas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa, que se destacava por produtos criativos e diferenciados, perdeu espaço para a concorrência, especialmente com a ascensão do e-commerce e a diversificação de produtos inovadores em outras lojas.
Piticas: Adeus à Cultura Pop?
A Piticas, meca para os fãs de cultura pop, animes, games e séries, também não resistiu à onda de fechamentos em 2023, com 15 lojas desativadas.
O nicho de produtos da Piticas, apesar de fiel, não foi suficiente para garantir a sustentabilidade da empresa,especialmente em um cenário de crise econômica. A queda na renda dos consumidores e a concorrência acirrada com outros players do mercado impactaram negativamente as vendas.
Maybelline: Beleza Desbotada?
A Maybelline, gigante dos cosméticos que marcou gerações com seus produtos e campanhas, também entrou para a lista das que mais fecharam lojas em 2023, com 14 unidades desativadas.
Além disso a Tok&Stok, loja de móveis e decoração fechou 11 lojas e a Marisa, rede de roupas femininas também amargou 11 fechamentos.
A Saraiva fechou quantas lojas?
Segundo a fonte, a Livraria Saraiva encerrou as atividades de 13 de suas lojas físicas em 2023 até o mês de agosto.