8 bilhões e falência devastadora: Banco Central crava ADEUS de banco tão popular quanto o Bradesco

Um famoso banco do Brasil, tão popular quanto o Bradesco, teve que fechar as portas. Acontece que ele teve uma falência devastadora confirmada
Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações pode levar ao fim de um grande empreendimento. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre a falência de um banco tão popular quanto o Bradesco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando sobre a situação do Banco Halles. A instituição financeira brasileira acabou sendo fundado em 1967 e foi um dos bancos de investimento de maior crescimento do Brasil. Entretanto, ele apresentou graves problemas financeiros.
Apesar de todo sucesso, o banco tão popular quanto o Bradesco começou a apresentar graves problemas financeiros. De acordo com informações do portal da Wikipédia, a instituição financeira sofreu uma intervenção do Banco Central por insolvência em 1974.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para evitar pânico no mercado bancário, o Banco Central fez com que o Halles fosse adquirido pelo Banco do Estado da Guanabara em um negócio controverso. A formação e crescimento do Halles foi estimulada pela Lei de Reforma Bancária do governo Castelo Branco.
Isso acabou estimulando fusões e aquisições de bancos menores por outros maiores, permitindo uma concentração bancária. Para a formação e crescimento do Halles, seus sócios adquiriram o controle de quatro outros bancos que acabaram fundidos em curto prazo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Contudo, o crescimento desestruturado fez com que o banco atravessasse uma crise de liquidez que culminou com a intervenção do Banco Central do Brasil na instituição e sua posterior liquidação em 1974. Na época, Banco Central gastou Cr$ 8 bilhões com a crise.
Considerações finais
Um banco tão popular quanto o Bradesco acabou fechando as portas no Brasil após uma intervenção do Banco Central. Ele teve a falência decretada e o caso gerou uma grande repercussão. Porque a instituição financeira não conseguiu se salvar da falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?
Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.
No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.
Confira mais matérias sobre falência clicando aqui.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br