8 cafés amados arrancados pela Anvisa de grandes supermercados, como o Assaí, Carrefour e outros gigantes do país
A Anvisa, em setembro de 2023, arrancou uma lista com 8 cafés amados de grandes supermercados, como o Assaí, Carrefour e outros. A medida se deu após fraudes identificados pelo Ministério da Aguricultura.
A vigilância sanitária é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda, e quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘G1’, em setembro de 2023, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), recolheu 8 cafés torrados e moídos no Brasil. Portanto, nenhum desses estavam seguindo as normas estabelecidas pela Anvisa.
A medida se deu por conta da presença de fraude e impurezas, como cascas de paus nos pacotes acima dos limites permitidos. Assim, estando na contramão do que determina a vigilância sanitária.
“Esses resíduos do beneficiamento do grão de café foram torrados como se fossem grãos de café legítimos”, disse Tiago Dokonal, coordenador de Fiscalização da Qualidade Vegetal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja as marcas e lotes afetados na época
As marcas afetadas por essa fiscalização foram: Fazenda Mineira, Jardim, Lenhador Extra Forte, Lenhador Tradicional, Balaio, Bico de Ouro e Bico de Ouro 100% Puro Robusta.
Assim, é importante conferir o número dos lotes, sendo eles:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- FAB08DEZ22 da Fazenda Mineira;
- 046/23/3D da Jardim;
- 59 da Lenhador Extra Forte;
- 59 da Lenhador Tradicional;
- 58 da Balaio;
- 02 e 05 da Bico de Ouro;
- e 04 da Bico de Ouro 100% Puro Robusta.
Uma das empresas atingidas pela fiscalização, a Café Baiano, classificou o evento como “Uma falha pontual nos procedimentos que antecederam a torragem e moagem dos grãos de apenas dois lotes”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a função do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)?
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) é responsável pela fiscalização dos serviços vinculados a agropecuária. Assim, realizam um serviço semelhante ao da Anvisa, porém voltados ao ramo que são especialistas.