A varejista colossal chegou com os dois pés na porta para abocanhar o espaço de gigantes como o Pão de Açúcar
O Carrefour, sem dúvida alguma, é considerado uma das maiores redes de hipermercados do mundo. No Brasil, a empresa não para de expandir e tem estado cada vez mais presente no dia a dia da população.
Inclusive, uma prova viva desse fato se deu com uma negociação astronômica da rede para comprar uma das maiores empresas de mercado, o grupo BIG. Segundo o G1, em meados de março de 2021 foi anunciado o acordo com o Carrefour Brasil para venda da operação pela bagatela de R$ 7,5 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, para aprovação da aquisição o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) exigiu que o Carrefour vendesse 14 unidades do total adquirido. Dessa forma, segundo o portal Pipeline, o Grupo Mateus comprou oito unidades do Carrefour Brasil.
É importante frisar que as unidades ficam no Nordeste do país. Segundo o SA Mais Varejo, a rede já havia adquirido duas lojas do Grupo BIG, que foi comprado pelo Carrefour.
Por sua vez, as outras quatro lojas necessárias para aprovação da venda, ficam localizadas no Sul e foram adquiridas pela rede Asun. Assim, o processo de compra do Carrefour do Grupo BIG se deu no dia (30/06/2023), antes do que era esperado pela empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TERROR DO CARREFOUR
Vale lembrar que, o Grupo Mateus é uma varejista gigantesca que vem apostado cada vez mais pesado no segmento e promete aterrorizar o Carrefour, Pão de Açúcar e demais concorrentes. Segundo o portal ‘Valor Investe’, a rede teve um lucro líquido de R$ 237,8 milhões no primeiro trimestre de 2024, representando uma alta de 0,5% na comparação anual. No mesmo período, a receita avançou 25,8%, para R$ 7,38 bilhões.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Folha de S. Paulo em maio de 2023, O GPA (Grupo Pão de Açúcar) deixou o pódio do Ranking Abras, divulgado anualmente pela Associação Brasileira de Supermercados. Com um faturamento de R$ 18,5 bilhões em 2022, a companhia perdeu o terceiro lugar para o Grupo Mateus, que registrou R$ 24,6 bilhões em receita bruta no ano passado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, o setor supermercadista somou, ainda segundo os dados da Abras divulgados pela Folha de S. Paulo, um faturamento total de R$ 695,7 bilhões em 2022, considerando todos os formatos e canais de distribuição.
Segundo informações do portal ‘Giro News’, de novembro de 2023, a empresa possuia 250 unidades em 9 estados do Brasil.
Quais empresas fazem parte do Grupo Mateus?
Gigante do mercado brasileiro, o segmento de Varejo opera supermercados com as marcas Mateus Supermercados e Hiper Mateus, lojas de conveniência com a marca Camino, lojas de eletrodomésticos e móveis com a marca Eletro Mateus, além de plataformas de e-commerce: Mateus Online, Canto do Chef e Supermercado do Futuro, segundo o portal ‘Investing’.