Café contaminado: 8 marcas proibidas e podem estar na sua casa
Por conta de fraude e até mesmo café contaminado, 8 marcas acabaram de serem proibidas nos mercados e você precisa saber, pois pode estar na sua casa hoje mesmo e precisa tomar cuidado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todos os produtos passam por averiguações detalhadas, desde a sua fabricação, passando por todos os processos, até o momento em que são enviadas para serem comercializadas, e quando há algum erro detectado, alguns órgãos ficam responsáveis pelo alerta.
Diante desse cenário, de acordo com o portal ‘Metrópoles’, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), determinou, na última segunda-feira (25), o recolhimento de 8 marcas de café.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se das marcas Fazenda Mineira, Jardim, Lenhador Extra Forte, Lenhador Tradicional, Balaio, Bico de Ouro e Bico de Ouro 100% Puro Robusta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo o site, essa medida foi determinada, após ser constatado a presença de matérias estranhas e impurezas acima dos limites permitidos pela legislação vigente.
Respaldada pelo artigo 29-A do Decreto 6.268/2007, a ação prevê o recolhimento dos produtos que podem causar algum tipo de risco à saúde pública, fraude ou falsificação dos produtos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o coordenador de Fiscalização da Qualidade Vegetal, Tiago Dokonal, os produtos substituíram grãos de café por matéria-prima, aumentando o volume, com o intuito de enganar o seu consumidor, uma ação fraudulenta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Esses resíduos do beneficiamento do grão de café foram torrados como se fossem grãos de café legítimos”, explicou ele.
Com isso, caso você tenha os seguintes lotes: FAB08DEZ22 da Fazenda Mineira; 046/23/3D da Jardim; 59 da Lenhador Extra Forte; 59 da Lenhador Tradicional; 58 da Balaio; 02 e 05 da Bico de Ouro; e 04 da Bico de Ouro 100% Puro Robusta, precisa ficar ciente.
Quando o Ministério foi criado?
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) foi fundado no dia 28 de julho de 1860