ADEUS

Debandada e descanse em paz: 9 carros extintos em 2023 e mais 10 preparados para morrer em 2024

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

A extinção de vários carros amados no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)

Montadoras deram adeus a vários modelos de carros

O Brasil, sem sombra de dúvidas, é um dos mercados favoritos das grandes montadoras de carro. Por aqui, temos fábricas das mais diferentes empresas. Chevrolet, Volkswagen, Fiat, entre outras, são algumas das que possuem instalações próprias em nosso território.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, ao longo dos anos, alguns dos carros produzidos por essas marcas foram deixando saudades. Acontece que a grande maioria das empresas costuma passar por atualização em seu catálogo para apresentar novos veículos para seus clientes.

Com isso, vários carros acabaram sendo extintos e deixaram saudades. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre o fim de alguns carros da Volkswagen e de outras marcas. Além disso, citaremos outros 10 veículos muito queridos que estão se preparando também para a extinção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais veículos foram extintos no ano de 2023?

1- Volkswagen Voyage 

Após a produção do sedã do Gol ter acabado de vez  no ano de 2022, outra notícia sobre a extinção de um popular queridinho, tão quanto o que acabara de se despedir, chocaram motoristas em todo o país.

Isso porque agora em 2023, o Voyage também acabou desaparecendo  do site da Volkswagen e saiu de cena oficialmente. Sendo assim o  Virtus acabou ficando com o papel de representar o sedã de entrada da marca.

Volkswagen Voyage (Foto: Reprodução/ Internet)

2- Renault Captur

Esse SUV da Renault sucumbiu após as baixas vendas. Lançado no Brasil ainda no ano de 2017, o Captur ganhou uma versão repaginada em 2021, quando passou a ser oferecido com motor 1.3 turbo.

LEIA TAMBÉM!

Mas, nada disso adiantou para alavancar, o que foi um grande choque uma vez que os SUVs compactos costumam ser  os carros mais emplacados no Brasil há alguns anos.

Renault Captur  (Foto: Reprodução/ Internet)

3- Renault Zoe

De longe, esse modelo da Renault tinha tudo para dar certo, ainda mais após o hype dos elétricos … Porém, apesar de ter sido um dos pioneiros desse segmento aqui, o Renault Zoe nunca decolou.

A A marca, no entanto, preferiu trazer o Megane E-Tech e tirar o compacto das lojas no Brasil. No exterior, no entanto, ele também será substituído, porém pelo Renault 5, que está prestes a ser lançado.

4- Kia Cerato

Visto como um dos últimos sedãs médios, ele também acabou ficando defasado visto que o espaço está cada vez mais dominado por SUVs.

Na verdade, o Kia Cerato, que nunca foi bem vendido, emplacou apenas 14 unidades no primeiro semestre e deixou de ser importado.

Hoje o segmento é representado somente por Toyota Corolla, Nissan Sentra Volkswagen Jetta.

5- Chevrolet Cruze

Apesar do Cruze ainda constar no site da Chevrolet nas versões sedã e hatch, ele já deixou de ser fabricado na Argentina.

No lugar do médio que já não tinha mais bom desempenho nas vendas, a unidade de Santa Fé, no país vizinho, vai ajudar a fazer Tracker para atender a demanda pelo SUV compacto.

Adeus ao Cruze hatch e sedã em 2023 (Foto: Divulgação/Chevrolet)

6-Chevrolet Cruze Sport6

Considerado como o último dos hatches médios no Brasil, o Chevrolet Cruze Sport 6  também deixou de ser produzido na Argentina, seguindo os passos do sedã e colocando um ponto final na categoria que já foi bem disputada com modelos como Volkswagen Golf Ford Focus.

7- Chevrolet Bolt

Bolt já se despede em 2023 do mundo todo e a nova geração já está em desenvolvimento. No Brasil, chegou a ser vendido com motor elétrico de 203 cv e 36,7 kgfm alimentado por um pacote de baterias de íons de lítio de 66 kWh.

8-Chevrolet Bolt EUV

O SUV que mal chegou e já está dando adeus … Vieram apenas 200 unidades para atender a demanda de interessados no carro que deixou de ser feito para dar espaço na fábrica de Orion, nos EUA, para a Silverado elétrica.

O motor era o mesmo elétrico dianteiro de 203 cv e 36,7 kgfm de torque e as baterias de 66 kWh do hatch.

9- Camaro

De longe um dos mais icônicos da Chevrolet, que aliás já até virou tema de música sertaneja no Brasil. Pois é, nem esse apelo foi suficiente para que ele continuasse.

Aqui ele se despede com uma série especial Collection, tendo apenas 125 unidades, ao menos na versão a combustão com o V8 6.2 de 461 cv de potência e 62,9 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de dez marchas.

O nome deve continuar em um novo carro elétrico, mas não sabemos se será um cupê ou se vai virar SUV como o Ford Mustang Mach-E.

Carro Camaro (Foto: Reprodução – Auto Esporte)

10- Jaguar F-Type

Por fim temos o Jaguar F Type, que se  despediu das ruas, encerrando 75 anos de um legado marcante de esportivos a combustão da marca.

A efeméride marcou a série de despedida, a 75, que teve esse mesmo número de unidades vendidas em todo o mundo. Para o Brasil vieram 14. A marca agora vai se dedicar a modelos elétricos.

Jaguar F-Type (Foto Reprodução/Internet)

Quais carros deixarão de ser produzidos em 2024?

De acordo com o portal ‘AutoPapo’, do ‘Uol’, 10 carros vão sair de linha em 2024, e provavelmente você tem um deles na sua garagem e precisa saber quais que deixarão de ser totalmente produzidos.

Na Renault, dois modelos estão dando adeus, e trata-se do Stepway e o Logan. Ambos foram renovados em 2019, mas nos últimos tempos tiveram uma grande queda nas vendas, sendo sustentados basicamente por venda direta.

Renault Stepway e Renault Logan (Reprodução: Montagem TV Foco)

O Stepway custa em média cerca de 115 mil reais e em 2023 teve pouco mais de 6 mil unidades emplacadas. Já o Logan não alcançou nem 4 mil emplacamentos, ainda de acordo com o ‘AutoPapo’.

Na Chevrolet, o Cruze e o Cruze Sport6 também sairão de linha em 2024, marcando praticamente o fim do hatch médio produzido no Brasil. O Cruze vendeu menos de 1000 unidades nos 10 primeiros meses de 2023, já o Cruze Sport6 teve apenas 340 emplacamentos.

Além desses dois modelos, outros dois queridos da Chevrolet também terão a sua produção encerrada, sendo eles o Camaro e a S10, que possuem públicos completamente diferentes.

A picape lançada em 2011 não vai ganhar uma terceira geração, por tanto passará por uma grande reformulação, tendo no futuro um modelo completamente diferente do que é vendida nos dias de hoje.

Chevrolet Cruze e Chevrolet S10 (Reprodução: Montagem TV Foco)

O Camaro também vai passar por uma grande reformulação, e o modelo como todos conhecem será extinto, isso porque em 2025 a ideia da Chevrolet é que ele retorno 100% elétrico.

Na Toyota, o Yaris, em suas duas versões, hatch e Sedan, também darão adeus. No caso da japonesa, os modelos estavam bem nas vendas, mas ainda de acordo com o ‘AutoPapo’, a montadora está abrindo espaço para a chegada de um novo modelo SUV.

Chevrolet Camaro e Toyota Yaris (Reprodução: Montagem TV Foco)

O Hyundai Tucson é um SUV médio, que teve a sua produção suspensa em 2022, voltou a ser comercializado, mas em 2024, ainda segundo o portal da Uol, também terá o seu encerramento em 2024.

Por fim, o Ford Mustang vai dar adeus em 2024, mas nesse caso, é por conta da chegada de uma atualização do modelo, que vai chegar em breve ao Brasil.

Hyundai Tucson e Ford Mustang (Reprodução: Montagem TV Foco)

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile