ADEUS
Falência e venda à concorrente: O triste dia em que empresa tradicional do entretenimento fechou as portas
29/05/2023 às 11h13

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma das empresas mais famosas da dublagem, a AIC fechou as portas e ganhou outro nome após compra de empresário
Uma das primeiras empresas de dublagem do Brasil, a Arte Industrial Cinematográfica (AIC São Paulo) teve um papel fundamental na vida de muitos brasileiros nas décadas passadas.
O estúdio surgiu em 1958 com o nome de Gravasom, e logo dublou clássicos da TV americana que finalmente puderam ser exibidos nas emissoras nacionais. Eram grandes títulos como “Pica-Pau”, que surgiu em 1949 e ganhou várias temporadas ao longo dos anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O desenho se tornou um dos queridinhos do Brasil e teve atores famosos no papel da ave mais irritante da televisão mundial. Entre 1965 e 1966, Olney Cazarré dublou o personagem pela AIC para a Record de São Paulo. Anos antes, Luís Manuel deu voz ao Pica-Pau para o Rio de Janeiro, mas através da Dublasom Guanabara.

Estúdios da AIC (Foto: Reprodução/Dublagem Brasileira)
A Gravasom só se tornou a AIC São Paulo em 1962, quando um grupo comprou a empresa e tentou dar mais personalidade aos trabalhos. Um de seus proprietários foi Mario Audrá.
A AIC dublou outros sucessos animados como “Coelho Ricochete e Bláu-Bláu”, “Maguila o Guríla”, “Johnny Quest”, “Loopy Le Beau, “Os Jetsons” e “Os Flinstones”. Entre as séries estavam “Jornada nas Estrelas”, “Batman” (1º e 2º Temporada), “Os Três Patetas”, “Jeannie é um Gênio”, “A Noviça Rebelde” e “Perdidos no Espaço”.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Supermercado n°1 de Recife, PE, fecha 5 unidades e devasta 500 trabalhadores na era João Campos, em 2025

Nem 30, nem 60 dias: Lei trabalhista em vigor em 2025 libera 3 meses de Aviso-Prévio aos CLTs

Rival da Uber, motos e+: Lei de trânsito em vigor traz isenção do IPVA a 3 grupos em Florianópolis, SC
FALÊNCIA
O problema é que a empresa de dublagem faliu, em 1975, e foi comprada por outro nome da época, surgindo, então, a BKS. Essa nova empresa deu voz a outros grandes sucessos do cinema mundial, como “A Hora do Espanto”, “Brinquedo Assassino 3”, “De Volta ao Futuro” (I, II e II) e a saga “Tubarão”.
OS ESTÚDIOS DA BKS AINDA EXISTEM?
Os estúdios da BKS existem até hoje e continuam dublando séries e outras produções de sucesso. Sua sede fica no bairro da Água Branca, na zona oeste de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Empresa que já faliu dublou “Jeannie é um Gênio” (Foto: Divulgação)
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br