ADEUS
Venda à Fiat e encerramento de produções: O triste dia e fim de montadora gigantesca no Brasil após anos
16/08/2023 às 17h32

A Fiat já foi dona de uma importante montadora no Brasil, mas que não deu certo e acabou deixando o mercado
Clientes brasileiros tiveram a oportunidade de comprar um veículo sofisticado e bastante moderno no passado. O problema é que sua montadora optou por não investir mais no Brasil e o Alfa Romeo – que foi da Fiat – deixou o país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A marca italiana chegou ao Brasil com expectativa de atingir altas vendas no mercado. O sedã 2.300 foi seu pontapé inicial e começou no país em 1974. Seus requisitos eram bem surpreendentes para a época e contava com itens como freios a disco nas quatro rodas, motor com dois comandos de válvulas e câmbio de cinco marchas.
Na época, o modelo era o mais moderno do Brasil, e se tornou ainda mais atrativo com suas duas reformulações ao longo dos anos. O esportivo ainda tinha 140 cv de potência e tração traseira, o que tornava o carro ainda mais condizente com a imagem da fabricante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alfa Romeo 2300 foi sucesso no Brasil (Foto: Divulgação/Fiat)
O carro foi um grande sucesso de vendas no Brasil a princípio. Foram produzidos mais de 30 mil modelos e cerca de mil foram exportados para a Europa.
Três anos após o estabelecimento da montadora na cidade de Betim, em Minas Gerais, a marca Alfa Romeo passou a ser controlada pela Fiat. Um novo desenho no modelo acrescentou até cortinas de veludo em seu interior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Encerrará”: Fim de serviço exclusivo é confirmado em shopping n°1 em SP e deixa clientes sem chão em 2025
● R$437k pelos ares: Alerta do Bolsa Família chega hoje (01) e limpa nas contas abala lista de beneficiários
● Desfecho sobre liberação do 14° salário e plano de lei na era Lula com antecipação do 13°: 2 viradas do INSS
SAÍDA DO BRASIL
A marca do sedã 2.300, entretanto, deixou o Brasil após 14 anos de funcionamento no país. O 2.300 era muito caro para as condições dos brasileiros e em 1987 a montadora optou por não produzir mais unidades.
A marca italiana, no entanto, tentou ressuscitar sua fabricação no país durante os anos 2000, mas sem êxito.
A ALFA ROMEO AINDA EXISTE?
A Alfa Romeo é uma das grandes marcas da Europa. Até hoje a montadora inova com modelos modernos e que continuam sendo sofisticados para os clientes.

Alfa Romeo em modelo atual (Foto: Divulgação/AR)
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br