ABSURDO
Grave: Marca de pães, amada pelos brasileiros, tem forte denúncia descoberta e motivo aterroriza clientes
17/08/2023 às 0h24
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Instituto Brasileiro notificou marca por propaganda enganosa prejudicial aos clientes
Gigante no mercado alimentício, a Nutrella teria recebido uma chamada do Idec, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, no início deste mês. Isso porque a marca mudou os rótulos dos pães e teria induzido clientes ao engano.
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Esse tipo de rótulo, com informações divergentes, é expressamente proibido pelo Código de Defesa do Consumidor. Leonardo Pillon, advogado do programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec, explicou a situação de denúncia da empresa.
“Aqueles pães que destacavam a alegação de serem 100% integrais, na verdade, possuem uma composição que varia entre 37,9% a 65,9% de ingredientes integrais”, disse em nota.
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Fundada em 1972, no Rio Grande do Sul, a marca foi a primeira gaúcha a lançar linhas de pães integrais e brancos light. Até hoje, eles seguem atuantes no mercado (Foto: Divulgação / Nutrella)
Essa brecha, de acordo com uma publicação do próprio Idec, aconteceu porque as empresas passaram a declarar a porcentagem verdadeira de ingredientes integrais, após a nova norma da Anvisa, porém, omitindo o restante dos produtos que não possuem essa composição.
Isso tem dificultado o esclarecimento verdade de produtos divulgados como 100% integrais, naturais e nutritivos. Ainda segundo o Idec, o real percentual de composição integral vem sendo exibido em letras menores, sem destaque de cor, fonte, fundo e contraste nos rótulos, ficando escondidos.
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Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o Idec, a marca de pães estaria induzindo os clientes ao erro ao anunciar seus produtos como 100% integrais, naturais e nutritivos (Foto: Divulgação / Nutrella)
O que é a Nutrella?
Fundada em 1972, no Rio Grande do Sul, a marca foi a primeira gaúcha a lançar linhas de pães integrais e brancos light. Até hoje, eles seguem atuantes no mercado. Agora, a empresa teria sido notificada pelo Idec, por conta de irregularidades nas propagandas.
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br