IMPORTANTE!
RISCO à saúde: A marca de medicamentos arrancada das prateleiras pela ANVISA com urgência
19/08/2023 às 13h30

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ALERTA! Anvisa emite comunicado e manda tirar vários medicamentos de circulação após descoberto casos de falsificação
Anvisa determinou a apreensão e a proibição da comercialização, da distribuição e do uso de unidades falsificadas dos medicamentos Botox®️ (Lote: C3709C3) e Durateston® (Lote: 701012LR). A medida foi publicada por meio da Resolução RE 2.198/2023.
Contudo, logo em seguida, por meio da Resolução-RE 2.208/2023, também foram determinadas a apreensão e a proibição da comercialização, da distribuição e do uso de unidades falsificadas do lote W07209 do produto Dysport®️.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os produtos podem ser diferenciados pelas datas de fabricação e validade, que são diferentes dos produtos originais.
As medidas foram tomadas após operação policial que encontrou embalagens do Botox®️ falsificadas.
A data de fabricação do lote original (C3709C3) é 09/2014 e a data de validade 08/2017. O produto falsificado traz o mesmo número de lote, mas a sua data de fabricação consta como 05/2022 e a de validade como 05/2025, conforme imagem abaixo.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Adeus decretado em maio: Fim de serviço popular no metrô de Recife, PE, traz substituto a moradores em 2025

Demolição e desaparecimento: Fim de 6 gigantes tradicionais em Campo Grande, MS, abala moradores em 2025

Nova lei em vigor na era Dário traz +1 isenção em Campinas, SP, aos idosos 60+ além dos remédios gratuitos

Embalem do produto falsificado encontrado pela ANVISA (Foto: Reprodução, Intenret)

Diferença dos rótulos (Foto: Reprodução, Internet)

Diferença dos fracos (Foto: Reprodução, Internet)
Além disso, o lote original (C3709C3) não foi destinado ao mercado brasileiro, tratando-se, portanto, de falsificação. O medicamento Botox®️ está devidamente registrado em nome da empresa Allergan Produtos Farmacêuticos.
O que fazer se comprar um desses medicamentos?
A Anvisa orienta que a população e os profissionais de saúde somente adquiram medicamentos em estabelecimentos devidamente regularizados. Além disso, sempre na embalagem completa (dentro da caixa) e mediante emissão da nota fiscal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, em caso de identificação de unidades dos medicamentos com suspeita de falsificação, a população ou os profissionais de saúde não devem utilizar o produto e devem entrar em contato com as empresas detentoras do registro desses produtos, para verificar sua autenticidade.
Além disso, o fato deve ser comunicado imediatamente à Anvisa, preferencialmente por meio do sistema Notivisa (no caso de profissional de saúde) ou por meio do sistema da Ouvidoria, utilizando a plataforma FalaBR (no caso de pacientes).
Autor(a):
Wellington Silva
Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu