Alegria demais minha gente

Anúncio sobre o 14º, salário mínimo disparado e nova isenção aos CLT: Lula chega com 3 viradas para 2024

26/01/2024 às 23h09

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Lula e CLT (Reprodução - Internet)

Lula chega com 3 viradas importantes para os brasileiros comemorarem em 2024

Lula determinou 3 importantes viradas aos brasileiros em 2024 que já começam o ano com melhores expectativas que terminaram em 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje nós falaremos sobre o anúncio do 14º salário, se vai realmente acontecer ou não, já que é algo que os brasileiros tanto desejam na vida.

Também falaremos sobre o novo salário mínimo, o aumento que alegra os brasileiros, aumento acima da inflação, ou seja, aumento real, prometida por Lula.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa foi uma das maiores propostas do Lula na Campanha Presidencial para 2023. Por fim, nova isenção aos CLT que empolga quem pega transporte público.

COMO FUNCIONA A TARIFA ZERO?

Segundo informações do g1, Prefeitura de São Paulo decidiu implantar o programa “Tarifa Zero” na capital paulista.  A medida está valendo desde domingo 17 de janeiro, em todas as linhas da cidade, da meia-noite de sábado até 23h59 do domingo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo da Prefeitura, a gratuidade também foi aplicada no Natal (25) e no dia de Ano Novo. O anúncio foi feito no dia 11 de dezembro pelo prefeito Ricardo Nunes.

A medida está mantida, mesmo com o governo estadual aumentando a tarifa dos trens e metrô para R$ 5 a partir de 2024.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Bilhete Único – basta utilizar o bilhete para passar na catraca. Segundo a prefeitura, a tarifa não será debitada.
  • Sem Bilhete Único – o cobrador ou motorista irá liberar a passagem do passageiro pela catraca

“A catraca ficará utilizável e o passageiro que encostar o bilhete único terá o acesso liberado. Para o usuário que não tem o Bilhete Único, o cobrador tem um bilhete de bordo que liberará a catraca”, explicou o diretor-presidente da SPTrans, Levi Oliveira.

E o 14º?

O 14º salário, uma expectativa antiga dos aposentados, segue sem previsão de pagamento. A proposta tem como objetivo garantir um abono anual extra aos aposentados e pensionistas do regime de previdência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O texto sobre o projeto foi aprovado pela Comissão de Finanças em 2021 e pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados em 2022.

Mas ainda precisa ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça. A proposta tramita em caráter conclusivo, sem a necessidade, portanto, de ir a plenário. Depois, seguirá para análise do Senado e, somente se for aprovado, será encaminhado para sanção presidencial.

O INSS confirma que ainda não há previsão de pagamento do 14º salário para aposentados, pensionistas e demais beneficiários de auxílios do instituto, e que o andamento da proposta depende de aprovação de lei

O projeto propõe o pagamento correspondente a um salário-mínimo. O valor, no entanto, pode sofrer variações a depender da quantia que cada beneficiário recebe do INSS. Para fazer o cálculo, basta dividir o valor do salário base pelos meses do ano em que se recebeu o benefício.

E o pagamento do INSS?

Segundo o UOL, O cronograma referente ao pagamento dos benefícios do INSS relativos a janeiro já foi divulgado, com os depósitos iniciando no dia 25. Ao todo, serão pagos aproximadamente 39 milhões de benefícios, sendo 5.657.745 assistenciais e 33.379.120 previdenciários. O valor dos benefícios foi reajustado ainda em janeiro.

Confira abaixo as datas de pagamento do INSS referentes a janeiro:

Até 1 salário mínimo:

  • Final 1: 25 de janeiro;
  • Final 2: 26 de janeiro;
  • Final 3: 29 de janeiro;
  • Final 4: 30 de janeiro;
  • Final 5: 31 de janeiro;
  • Final 6: 1 de fevereiro;
  • Final 7: 2 de fevereiro;
  • Final 8: 5 de fevereiro;
  • Final 9: 6 de fevereiro;
  • Final 0: 7 de fevereiro

Acima de 1 salário mínimo:

  • Finais 1 e 6: 1 de fevereiro;
  • Finais 2 e 7: 2 de fevereiro;
  • Finais 3 e 8: 5 de fevereiro;
  • Finais 4 e 9: 6 de fevereiro;
  • Finais 5 e 0: 7 de fevereiro

Destaque
INSS

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.