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Alerta malha fina e exclusão em fevereiro: Como não perder o pagamento do Bolsa Família com apenas 3 passos
07/02/2024 às 20h26

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Governo realiza pente fino e corta benefícios de vários brasileiros; Confira como não perder seu Bolsa Família

Bolsa Família (Foto: Reprodução – FreePick, Montagem – TV Foco)
O benefício mudou de nome durante o governo Jair Bolsonaro, quando se chamava Auxílio Brasil, mas voltou ao seu nome original, Bolsa Família, no governo Lula. Além disso, o governo remodelou os critérios para a distribuição do programa. Durante o governo Bolsonaro, o número de famílias unipessoais disparou, indo de 2,2 milhões no final de 2021 para para 5,8 milhões no início de 2023.
Mas em recente nota, de acordo com o portal Agencia Brasil, 7 milhões de famílias devem atualizar CadÚnico para poderem continuar recebendo o Bolsa Família.
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Dados no Cadastro Único
Na última segunda-feira (5), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou que aproximadamente 7 milhões de famílias, incluindo aquelas que são e não são beneficiárias do Programa Bolsa Família, devem realizar a atualização de seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, conhecido como CadÚnico. Essa ação faz parte do processo contínuo de Qualificação Cadastral, que abrange dois procedimentos: Averiguação Cadastral (AVE24) e Revisão Cadastral (REV24), conforme legislação vigente.
Os dados cadastrais devem estar atualizados para refletir fielmente a situação das famílias em situação de vulnerabilidade, de modo a serem utilizados na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas. Além disso, as atualizações visam prevenir fraudes no recebimento de benefícios e facilitar o acesso a qualquer um dos 36 programas federais que utilizam os dados do CadÚnico para a inclusão de beneficiários.

Homem segurando cartão e dinheiro do Bolsa Família (Foto: Reprodução, Pronatec)
O que é preciso fazer?
As famílias registradas no Cadastro Único, identificadas durante a Ação de Qualificação Cadastral de 2024, estão sendo informadas por meio de mensagens no aplicativo do Cadastro Único, disponível para smartphones nos sistemas Android e IOS, além de serem notificadas pela internet. Adicionalmente, as famílias beneficiárias do Bolsa Família estão recebendo mensagens nos aplicativos do programa, no Caixa Tem e no extrato de pagamento dos benefícios.
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As famílias que são beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica também podem receber comunicações por meio de mensagens incluídas nas faturas de energia elétrica.
Após receber a notificação, os responsáveis pelas famílias devem dirigir-se pessoalmente ao Cras em sua cidade. Ou ao departamento da prefeitura responsável pela gestão municipal do Cadastro Único, para atualizar as informações do núcleo familiar.
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O Cadastro único é um excelente aliado para conseguir benefícios de programas sociais (Foto Reprodução/Internet)
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) disponibiliza um site para que o cidadão encontre o Cras mais próximo.
Como atualizar Cadastro Único?
A atualização pode ser feita em casa diretamente pelo celular, basta ter conexão com a internet e armazenamento interno suficiente para baixar o aplicativo indicado.
- Baixe o app: Procure pela loja de apps do seu celular e clique na mesma para abri-la. Em seguida, selecione a barra de busca, digite “Cadastro Único” e procure pelo aplicativo. Ao encontrá-lo, selecione a opção “Instalar”.
- Abra o app: Na área de trabalho do seu celular, encontre o aplicativo e selecione-o para abri-lo. Clique na opção “Entrar com gov.br”, e insira seu CPF e senha da conta do Governo.
- Atualize o cadastro: Uma vez que a sua conta for acessada, uma série de botões estarão disponíveis. Procure por aquele que diz “Atualização cadastral por confirmação” e siga o passo a passo que o aplicativo informar. Ao fim, confira se todas as informações inseridas estão corretas e salve-as.
Muitas pessoas não são digitalmente inclusas e, por isso, podem não conseguir realizar esta atualização. Também pode ocorrer de os beneficiários não terem acesso à internet ou de estarem com eletrônicos danificados.
Contudo, neste caso, é indicado comparecer presencialmente na unidade do CRAS mais perto de você ou a um posto de atendimento do CadÚnico.
Autor(a):
Wellington Silva
Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu