COMO ASSIM?
Escândalo: Marca de biscoitos amada pelos brasileiros foi interditada e motivo chocante aterrorizou supermercados
09/04/2024 às 23h52

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ação da Vigilância Sanitária precisou interromper fabricação temporária dos produtos
Uma popular marca de biscoitos teve que enfrentar as ações da Vigilância Sanitária do Espírito Santo. Apesar da Anvisa fazer o controle nacional, cada estado tem seus próprios órgãos inspetores.
O caso chamou atenção dos supermercados, já que, durante uma temporada, a fabricação dos produtos precisou ser interrompida. O caso foi registrado oficialmente pela Secretaria do Estado da Saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a nota no site da instituição, divulgada em agosto de 2013, os biscoitos da marca Alcobaça tiveram suas produções cortadas temporariamente. O motivo, no entanto, causou choque: falta de boas práticas de higiene.

Uma denúncia teria sido feita anonimamente antes das investigações. Na época, a Vigilância Sanitária concordou que a liberação aconteceria somente quando a Villoni Alimentos, que é responsável pela Alcobaça, se adequasse às normas sanitárias.
“Os biscoitos de todos os tipos dessas duas marcas não estão próprios para consumo humano, principalmente, por falta de higiene durante o processo de fabricação”, havia dito a chefe da Vigilância Sanitária Estadual, Marizete Oliveira, quando aconteceu a ação.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Risco de intoxicação: ANVISA baixa facão e retira sem dó nº1 da saúde dos 60+ após descoberta imperdoável

Frango, linguiça e + podres: Supermercado nº1 acaba de ser interditado e liga alerta da Vigilância em GO

Pelos de rato, moscas e baratas: Decreto da ANVISA traz descoberta horrenda em cafés populares do Brasil
Apesar do escândalo, a empresa, que é uma das mais tradicionais do mercado, atendeu ao processo e efetuou mudanças internas. Pouco tempo depois, após promover melhorias, a fabricação voltou ao normal.

Qual o trabalho da Anvisa?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por estabelecer regras e dar suporte para todas as atividades da área no Brasil. Além do comércio, o órgão ainda trabalha nos cuidados e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As denúncias podem ser feitas através do número: 0800-642-9782.
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br