Alerta
Risco de vida: A proibição de 4 produtos amados por exigência da Anvisa, arrancados do Carrefour às pressas
07/06/2024 às 6h59

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alguns produtos acabaram retirados e incinerados às pressas, após problemas identificados em uma unidade do Carrefour
Em janeiro deste ano, uma unidade do Carrefour acabou recebendo uma denúncia em que resultou na retirada de 4 produtos das prateleiras. O problema identificado pelos próprios consumidores poderia colocar até a vida de quem ingerisse em risco.
A Anvisa possui algumas normas, seguidas por outros órgãos, como Vigilância Sanitária e o Procon, e ambos atuam com o mesmo propósito. A ideia é garantir que tudo que está à venda esteja em perfeitas condições de consumo, para que ninguém tenha problemas graves de saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘G1’, no dia 13 de janeiro de 2024, alguns alimentos estavam bem fora do prazo de validade em um hipermercado do Carrefour. A unidade funciona dentro de um shopping em Campina Grande.

A fiscalização aconteceu após o Procon-CG receber denúncias dos próprios consumidores, nas redes sociais, onde identificaram o problema em alguns alimentos. A grande maioria estava com a validade de outubro de 2023, ou seja, 3 meses vencidos.
Dentre os produtos, estavam latas de azeitonas em conserva, latas de tomate pelado em suco, latas de flocos de milho e também de purê de batata em pó. É importante ressaltar que as empresas fabricantes dos produtos não tem ligação com o problema identificado no supermercado.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa faz comunicado urgente aos que consomem creatina sobre 40 marcas

Risco alarmante: ANVISA acaba de confirmar proibição de nº1 dos 60+ e ordena retirada do Mercado Livre

Podridão: Vigilância Sanitária acaba de lacrar 2 hotéis nº1 de Curitiba, PR, por insalubridade
Todo o material vencido acabou retirado das prateleiras e encaminhados para a incineração, pelo próprio Procon-CG.

Veja o que disse o Carrefour
Em uma nota oficial, o Carrefour revelou que não havia recebido nenhuma formalização de autuação dos órgãos públicos de defesa do consumidor. Apesar disso lamentou o transtorno e revelou que tomaria medidas para detectar os motivos da falha no processo de identificação, armazenamento e controle dos produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que apenas a unidade de Campina Grande teve esse problema e com uma pequena porcentagem dos produtos à venda. A unidade segue aberta e atendendo os consumidores, certamente agora com a atenção dobrada.

Como denunciar um produto vencido?
Caso você esteja fazendo suas compras e se depare com um produto fora do prazo de validade, pode realizar uma denúncia através do número 151. Além disso, a empresa deve lhe oferecer um mesmo produto dentro do prazo de validade.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são: