ATENÇÃO!
6 toneladas de comida no lixo: O lacre da ANVISA contra restaurante de SP e +2 gigantes
16/06/2024 às 15h22

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De revirar o estômago: Anvisa lacra estabelecimentos populares após denúncia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em seu papel crucial de garantir a segurança e a saúde pública, tomou medidas drásticas contra estabelecimentos conhecidos.
O primeiro é um restaurante em Santos, SP. Além dele, dois mercados também foram lacrados pelo órgão regulador, decretando suas interdições após graves infrações sanitárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O restaurante situado em Santos foi interditado pela Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa) da Prefeitura, após denúncias de irregularidades na cozinha. A situação encontrada era grave.

Imagens divulgadas pelo portal ‘A Tribuna’ revelaram um cenário alarmante: panelas sujas, utensílios em condições deploráveis e uma infestação de baratas.
A ação ocorreu em julho de 2023, resultando na interdição da cozinha e na concessão de um prazo de 8 dias para que o estabelecimento regularizasse suas condições.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prisão e nojeira: Globo confirma interdição da Vigilância Sanitária contra nº1 das marmitas em Campinas, SP

Chá tóxico: ANVISA baixa facão sem dó e manda retirar 13 populares após risco em 2025

Banquete de nojeira: Flagra de moscas vivas na carne e leite podre em supermercado aciona a Vigilância em SC
Mercados também são lacrados
Em Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, uma operação do Ministério Público, com apoio da ANVISA, resultou na interdição de um mercado e na autuação de outros dois.
A operação, realizada em fevereiro, apreendeu 6,3 toneladas de alimentos estragados. No mercado interditado, foram encontradas cinco toneladas de produtos armazenados em condições precárias, incluindo um caminhão fechado infestado por ratos, baratas e escorpiões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A terceira interdição ocorreu no açougue de um supermercado em Linhares, no Norte do Espírito Santo, em abril do ano passado. As informações são do portal G1.
O estabelecimento foi fechado após a Vigilância Sanitária do município apreender mais de 900 kg de carne armazenada inadequadamente.
A carne estava sendo guardada dentro de uma caixa d’água e outros tonéis expostos à contaminação, resultando na interdição do açougue e na aplicação de uma multa ao proprietário.

Segundo o próprio G1, após a interdição, o estabelecimento cumpriu o prazo e as determinações relacionadas a limpeza e armazenamento de alimentos exigidas pela Anvisa para voltar a funcionar.
VALE DESTACAR QUE NÃO foi encontrada nenhuma declaração pública dos estabelecimentos a respeito das ações da ANVISA, lembrando que o espaço permanece aberto para qualquer manifestação do lado.
Onde a Anvisa atua?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) atua no Brasil como órgão regulador responsável por controlar e fiscalizar produtos e serviços que possam oferecer riscos à saúde da população.
Sua atuação abrange diversos setores, como alimentos, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene, saneantes, agrotóxicos, entre outros.
A ANVISA estabelece normas, realiza inspeções, autoriza o registro e a comercialização de produtos, além de promover campanhas de educação e prevenção em saúde.
Seu principal objetivo é garantir a segurança, eficácia e qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população brasileira.
Autor(a):
Ionara Santna
Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br