FIM!
Implacável, Bradesco fecha mais de 18 agências, desespera funcionários e isso é o que acontecerá no banco
29/07/2024 às 15h35
Bradesco, assim como outras instituições financeiras, decide encerrar o serviço de 18 agências em 2024 e desespera clientes e funcionários
Fundado no dia 10 de março de 1943, em São Paulo, o Bradesco tornou-se uma das maiores instituições do país. Com mais de 100 milhões de clientes, a empresa é destaque por conta de seus serviços e variedades de produtos, como investimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 20 de março deste ano, o Sindicato dos Bancários de São Paulo surpreendeu o público ao anunciar o fechamento de mais de 18 agências da instituição financeira. A notícia trouxe desespero aos funcionários e até mesmo os clientes.
Nesta segunda-feira, 29, iremos atualizar as informações sobre o fechamento das unidades do Bradesco. Mesmo tendo apresentado lucro de R$ 16,3 bilhões em 2023, a empresa continua encerrando algumas de suas agências.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal Sindicato dos Bancários de São Paulo, mais 18 unidades foram fechadas e incorporadas até o fim de março apenas nos municípios localizados na base de atuação do Sindicato. Em abril, outros locais foram afetados, fato que trouxe incertezas para os funcionários.
Isso porque, os funcionários das unidades não sabiam se seriam realocados ou permaneceriam empregados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Márcio Rodrigues, dirigente sindical e bancário do Bradesco, chegou a falar sobre o encerramentos das unidades.
“Não bastam as inúmeras demissões que ocorrem mensalmente. O banco segue fechando agências”, iniciou Márcio Rodrigues.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central ciente: Itaú, Bradesco e mais, têm fechamento vital de agências confirmado em março de 2025
● Banco Central ciente: Bradesco crava fechamento de 8 agências e correntistas se revoltam
● R$250 mil garantidos, isenção e +: Bradesco anuncia 3 benefícios pra quem tem conta poupança
Em seguida, o dirigente sindical refletiu sobre as reclamações dos clientes devido a transferência de sua agência para outro local.
“A responsabilidade em gerenciar um banco deste porte não deve recair sobre os trabalhadores bancários, que são os pilares da sustentação de uma instituição financeira”, finalizou Márcio Rodrigues.
FECHAMENTOS
A prática dos fechamentos das agências ocorre desde meados de 2019. Até 2023, o Bradesco fechou 1.783 agências e 703 postos de atendimento bancário, segundo o portal Sindicato dos Bancários de São Paulo.
Fato é que, nos últimos anos, o encerramento de agências está sendo uma prática comum entre as principais instituições financeiras, como Itaú, Santander e outros.
Segundo um levantamento da Ável Investimentos, com base em dados da Federação Brasileira de Banco, o Bradesco, Itaú Unibanco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal fecharam juntos 2.563 agências bancárias de 2020 a 2022.
O movimento acabou levando ao desemprego mais de 14 mil bancários, estima uma pesquisa da Dieese, de acordo com o portal O Globo.
A cultura do fechamento das agências virou comum devido ao crescimento dos serviços digitais. A tecnologia fez com que não houvesse mais necessidade de tantas agências, uma vez que os clientes procuram os aplicativos para resolver os seus problemas.
Desse modo, as instituições financeiras estão focadas em melhorar os seus serviços online. No Bradesco, 98% das transações são digitais.
O banco está focada em realizar um novo modelo de atendimento em parte das agências, que viram unidades de negócios, segundo o portal O Globo.
Além disso, a instituição está apostando em unidades do Bradesco Expresso, uma rede de pequenos correspondentes bancários com mais de 40 mil pontos que funcionam em horário ampliado, maior que o expediente tradicional das agências.
Por fim, com o aumento da tecnologia e a facilidade das contas digitais, é de se esperar que as instituições financeiras aprimorem ainda mais essas tecnologias.
QUAL É O TELEFONE DO BRADESCO?
Como havíamos mencionado, o Bradesco tornou-se uma das maiores instituições financeiras e mais populares do país.
De vez em quanto, os clientes precisam entrar em contato com a instituição financeira, mas não sabem qual é o número da central de atendimento.
O site oficial do banco afirma que o número para o atendimento ao cliente é 4002-0022.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br