URGENTE
547 agências e 5M correntistas: O fim do 3º maior banco do Brasil ao ser engolido por rival por bilhões
10/08/2024 às 13h00
Tudo sobre a falência de um dos maiores bancos que já tivermos no Brasil, após ser engolido por rival por bilhões
Um banco gigante e tradicional, que estava a quase 100 anos no mercado, teve uma triste falência, acabou incorporado a outro gigante, por um valor absurdo de 5,38 bilhões de reais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tendo sido fundada no dia 30 de dezembro de 1916, a Nossa Caixa era responsável por quase 550 agências espalhadas pelo país e mais de 15 mil funcionários, se tornando uma das principais do país.
Apesar de ter fechado suas portas com esse nome, no começo de sua história era chamado de Caixa Econômica do Estado, em São Paulo, pois era uma autarquia, e desde 1990 se transformou em um banco múltiplo, também alterando o seu nome. As informações são do portal Wikipédia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2001 começou a expandir suas agências para outros estados e em 2007 se tornou o terceiro maior banco público brasileiro, com mais de 5 milhões de clientes e agências em quase todas as cidades de São Paulo.
Porém, no ano seguinte, em 2008, o Banco do Brasil informou a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que iria fazer a aquisição da Nossa Caixa, por nada menos do que R$5,38 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa compra fez com que a instituição se tornasse a líder no mercado paulista, onde antes ocupava apenas a quarta colocação. Para que o Banco do Brasil consolidasse a venda, o Governo do Estado, que tinha 71% das ações, teriam que autorizar e também haver uma autorização da Assembleia Legislativa.
A Nossa Caixa era o último banco estatal ainda não privatizado e desde 2009 não existe mais, fechou suas portas e se incorporou a um dos maiores bancos do Brasil.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência exigida e 19 lojas fechadas de uma só vez: Rival do McDonald’s sofre 2 viradas em país
● Calote de R$1M: Gigante n°1 do país tem falência decretada e deixa clientes sem chão ao apontar culpado
● 200 funcionários na rua e pedido de falência: Companhia aérea n°1 afunda em país e deixa clientes sem chão
O que acontece depois da falência de um banco digital?
Os bancos digitais são integrados ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC), caso algum deles quebre ou decrete falência, o Banco Central bloqueia o dinheiro da instituição para garantir o pagamento de todos os consumidores.
Em caso de falência da corretora, seus investimentos não estão em risco imediato. Você pode acessar os agentes custodiantes, como a CBLC, e transferir seus ativos para outras corretoras. Isso ocorre porque o vínculo dos seus títulos do Tesouro é com o governo e suas ações estão vinculadas às empresas.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são: