ALERTA!

Descanse em paz: Shoppings tradicionais gigantes ficam diante de falência e começam a se despedir do público

23/08/2024 às 11h59

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Shoppings tradicionais começam a se despedir (Reprodução: Montagem TV Foco)

Centenas de shoppings tradicionais gigantes ficam à beira da falência e de dar adeus ao mercado. Os estabelecimentos começam a se despedir do público e podem sumir em breve

Durante a pandemia da Covid-19, o mundo atravessou um momento de muitas preocupações. Devido à todas as restrições impostas, vários negócios precisaram ficar fechados para evitar o risco de transmissão do vírus. No entanto, a economia sofreu bastante e muitos negócios foram a falência, como os grande shoppings centers, por exemplo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos setores mais afetados durante a pandemia foi o varejista. Com isso, os shoppings tiveram uma grande baixa e muitos deles não conseguiram se reerguer. Vale dizer que, centenas sofrem até hoje devido aos estragos causados pelo período pandêmico, pois, muitos que conseguiram voltar, ainda passam dificuldades para se recuperar, outros acabaram fechando as portas definitivamente.

Segundo o exposto pelo portal ‘Business Insider’, os Estados Unidos vem passando por um momento de grande dificuldade econômica. As informações dão conta de que daqui a alguns anos, haverá aproximadamente apenas 150 shoppings americanos, um número muito inferior aos cerca de 700 que têm atualmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, se for imaginar que na década de 1980 eram cerca de 2.500, nos próximos anos o número é muito significativo, o que leva a pensar que as compras online vão ganhar cada vez mais espaço no mercado, afetando diretamente as lojas físicas. Em 2020, eles haviam estimado que cerca de 250 shoppings fechariam até o ano de 2025.

Enquanto, os analistas estimaram que 50 mil lojas de varejo do Estados Unidos fechariam até 2027. De acordo com informações do presidente da SiteWorks, Nick Egelanian, os shoppings que irão resistir a toda essa pressão e a nova dinâmica de mercado, serão aqueles que possuírem entretenimentos ou lojas e restaurantes de luxos, não convencionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é falência?

Segundo o ‘TJDFT’, a falência é um processo judicial que declara basicamente o fim de uma empresa ou empresário e resolve a situação liquidando os patrimônios (massa falida) e pagando suas dívidas, dentro dos limites possíveis. O objetivo é afastar o devedor das suas atividades para preservar os bens, ativos e recursos produtivos da empresa para pagar os credores.

A falência pode ser solicitada pelo próprio empresário quando a empresa não tem mais condições de pagar as suas dívidas. O judiciário decide após avaliar as condições da empresa e pode sugerir que peça recuperação judicial para tentar reorganizar as finanças. Se o plano de recuperação não for aprovado ou se a empresa não conseguir cumprir as condições acordadas, o juiz decreta a falência.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

falência
Shoppings

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.