CONFIRA!
Nada de Real e Banco Central ciente: Moeda aprovada está em vigor no RJ em 2025 durante a era Castro
29/03/2025 às 21h45

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Rio de Janeiro conta com diversas moedas em vigor, valendo tanto quanto o real. O Banco Central já está ciente
O Real segue sendo a moeda oficial do Brasil, mas não é a única que circula por aí. Em diversas comunidades pelo país, as chamadas moedas sociais desempenham um papel fundamental na inclusão financeira e no fortalecimento da economia local.
Em 2025, conforme apurado pelo TV FOCO, no Rio de Janeiro, novas moedas sociais continuam surgindo, aprovadas e organizadas dentro de um sistema que conta com o conhecimento e monitoramento do Banco Central.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com as informações do portal ‘Terra’, as moedas sociais são implementadas principalmente em comunidades quilombolas, indígenas, assentamentos rurais, vilas de pescadores e territórios urbanos.
Elas não substituem o Real, mas funcionam como um complemento indexado na proporção de um para um. Assim, facilitam o acesso ao crédito e fomentam o consumo local sem interferir na política monetária do país.

Economia solidária e inclusão financeira
A circulação dessas moedas é restrita às suas comunidades de origem, estando ligadas a bancos comunitários que garantem sua gestão e aceitação dentro do território.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Incêndio e demolição após 30 anos: Retorno triunfal de Shopping n°1 de Cuiabá é anunciado para salvar lojistas

Moradores de Porto Alegre em alerta: Rival n°1 da Hering confirma FIM de 2 lojas no Rio Grande do Sul

Zema ciente: Fechamento de 2 parques populares de BH, MG, é confirmado para maio de 2025
A Rede Brasileira de Bancos Comunitários (RBBC) contabiliza, atualmente, 182 moedas sociais operando em todo o Brasil, número que corresponde ao total de bancos comunitários existentes.
Joaquim Melo, educador popular e coordenador da RBBC, é um dos maiores especialistas no assunto. Em seu livro “As Moedas Sociais do Brasil” (2010), ele detalha a diferença entre moedas sociais comunitárias e moedas sociais municipais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Melo também esteve envolvido na criação da primeira moeda social do país, a palmas, em Fortaleza (CE), no ano de 1998. “Nós fazemos 1 milhão de empréstimo em palmas para produção por mês e 300 mil de empréstimos em palmas para o consumo”, explica.
O modelo inclui microcrédito para pequenos negócios e incentivo ao consumo dentro das comunidades, com alternativas como feiras solidárias e cartões de crédito sociais.
Moedas sociais no Rio de Janeiro
O estado do Rio de Janeiro tem forte presença no cenário das moedas sociais. Algumas das principais em circulação são:
- Pedra Bonita (Itaboraí)
- Itajuru (Cabo Frio)
- Saquá (Saquarema)
- Caboclinho (Iguaba Grande)
- Elefantina (Porciúncula)
- Macaíba (Macaé)
- Saracuruna (Duque de Caxias)

Além do Rio de Janeiro, São Paulo também conta com moedas sociais como a vida (São Carlos), apuanã (Jardim Apuanã) e estela (Carapicuíba). Outras moedas operam em diferentes regiões do país, como a tupinambá (Mosqueiro/PA) e a pirê (Dourados/MS).
Considerações finais
- Com o apoio de bancos comunitários e o respaldo de organizações que promovem a economia solidária, as moedas sociais se consolidam como uma alternativa eficaz para fomentar o desenvolvimento sustentável em áreas periféricas.
- O Banco Central tem ciência dessa movimentação e acompanha a evolução desse modelo, garantindo que ele continue a fortalecer as comunidades sem comprometer a estabilidade do sistema financeiro nacional.
- Em meio à era Castro, o Rio de Janeiro segue demonstrando que há espaço para inovação na economia popular.
- As moedas sociais mostram que, mesmo dentro de um sistema monetário consolidado como o do Brasil, há formas criativas e eficientes de garantir que ninguém fique de fora do jogo econômico.
Quais moedas o Brasil já teve?
De acordo com as informações divulgadas pelo portal ‘Brasil Escola’, em “toda a sua história, o Brasil teve as seguintes moedas:
- “real português (1568-1833);
- real brasileiro (1833-1942);
- cruzeiro (1942-1967);
- cruzeiro novo (1967-1970);
- cruzeiro (1970-1986);
- cruzado (1986-1989);
- cruzado novo (1989-1990);
- cruzeiro (1990-1993);
- cruzeiro real (1993-1994);
- real (1994-vigente).”
Atualmente estão sendo produzidas pelo Banco Central cédulas de 2, 5, 10, 20, 50, 100 e 200 reais, além de moedas de 5, 10, 25, 50 centavos e 1 real.
Por fim, veja também mais uma notícia envolvendo o Drex, substituto digital do real, CLICANDO AQUI.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.