A proibição da ANVISA contra 3 marcas de queijos
Na noite desta segunda-feira (25), o TV Foco relembra e traz mais informações sobre 3 proibições decretadas pela ANVISA contra 3 marcas de queijo retiradas às pressas dos mercados por risco à saúde.
Segundo informações divulgadas pelo site ‘Vigilância Sanitária SC’, 3 marcas de queijos foram retiradas dos mercados às pressas por diferentes motivos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira delas aconteceu no dia 7 de março de 2023, na qual a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição, fabricação e propaganda do Queijo tipo Mussarela, marca Minerbon, da empresa Laticínio Mineiro Limitada.
Nesse caso, a medida foi motivada por conta de uma determinação de interdição cautelar pelo fato de utilizar indevidamente o número de registro do SIF pertencente a outra empresa. Ou seja, esse origem e local de produção são desconhecidos, caracterizando a clandestinidade da produção.
MAIS DUAS MARCAS DE QUEIJO PROIBIDAS
A proibição da segunda e terceira marca aconteceu no dia 11 de janeiro de 2023, referente ao Queijo Coalho Desidratado e ao Queijo Provolone Desidratado, ambos da marca Kanastra Real, fabricados por uma empresa desconhecida.
A medida foi motivada considerando a interdição cautelar dos produtos em quetsão, por não terem registros nos órgãos da agricultura competentes, trazendo risco à saúde de milhares, afinal, não traz identificação qualificada.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL O PAPEL DA ANVISA?
Para quem não sabe, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), foi criada pela Lei n° 9.782, em janeiro de 1999, e atualmente tem sede no Distrito Federal e está presente em todo o território nacional por meio das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegado, segundo informações do próprio site do governo.
Além disso, o grande objetivo dela é promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à Vigilância Sanitária.