Contaminação e hemorragia: A Anvisa decretou a proibição de 3 marcas populares de frango
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, tem o objetivo de promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.
Em uma de suas inspeções em empresas produtoras de alimentos, o órgão acabou atestando a proibição da distribuição e da comercialização do lote de peito de frango cozido desfiado congelado da marca D+ Alimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O lote proibido foi o 0320 do produto Peito de Frango Cozido Desfiado Congelado, que estava contaminado com a existência de Listeria monocytogenes, uma espécie de bactéria capaz de provocar doenças em seres humanos, como a meningite, que pode ser inclusive fatal.
O peito de frango é fabricado pela empresa G L Faleiros Indústria de Alimentos Eireli, da marca D+ Alimentos. O comunicado de recolhimento foi emitido pela própria fabricante.
O que é a Listeria monocytogenes?
Essa bactéria potencial fatal é apresentada em forma de bacilos pequenos, anaeróbios facultativos e Gram positivos, que podem aparecer isolado ou agrupados em pares ou cadeias curtas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A infecção causada por ela, a listeriose, é a doença resultante de uma infecção bacteriana que pode ser encontrada no solo, no iodo e na água. Pode ser transmitida pelo consumo de água e alimentos contaminados, como leite não pasteurizado, queijos, verduras, frutos do mar, carnes e salsichas.