É oficial!

Substância fatal: A Anvisa decretou a retirada de 3 marcas populares de azeite, molho e sal de mercados

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Anvisa decretou a retirada de 3 marcas de azeite, molho e sal (Reprodução/Montagem/Canva)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Anvisa decretou a retirada de 3 marcas populares de azeite, molho e sal

Marcas muito populares são afetadas e retiradas das prateleiras dos mercados após decreto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária devido a substância fatal.

Portanto, a Anvisa informou a interdição do lote n° 19227 095 do produto azeite de oliva extravirgem, da marca Vicenzo, no dia 23 de outubro de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, a medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório no ensaio de determinação do índice de refração e do índice de iodo WIJS.

Além disso, logo em setembro do mesmo ano, o órgão proibiu a distribuição, comercialização, fabricaçao e uso do lote SGH 22607, do produto Sal Rosa do Himalai, da marca Lina.

Isso porque, o laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz registrou um resultado insatisfatório para o teor de iodo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale ressaltar que ao consumir altas quantidades de iodo, pode causar comprometimento da função mental e atraso no desenvolvimento físico, além de irritar o trato digestivo e causar uma erupção cutânea, segundo o o portal BVS.

Por fim, a vigilância sanitária proibiu o lote 030903 de molho de tomate, da marca Pomarola, por conter pelo de roedor, em julho de 2022.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal Gov, a identificação do pelo de roedor nos extratos de tomate e no molho de tomate foi feita pela Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém os lotes foram recolhidos.

Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?

Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.

Azeite de Oliva Extra Virgem, marca Vincenzo (Reprodução: Internet)
Sal Rosa do Himalaia foi barrado pela ANVISA – Foto: Reprodução/Internet
Pomarola é afetada por decreto do órgão (Foto Reprodução/Montagm/Tv Foco)

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Sair da versão mobile