A Anvisa decretou a retirada de 3 marcas populares de azeite, molho e sal
Marcas muito populares são afetadas e retiradas das prateleiras dos mercados após decreto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária devido a substância fatal.
Portanto, a Anvisa informou a interdição do lote n° 19227 095 do produto azeite de oliva extravirgem, da marca Vicenzo, no dia 23 de outubro de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, a medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório no ensaio de determinação do índice de refração e do índice de iodo WIJS.
Além disso, logo em setembro do mesmo ano, o órgão proibiu a distribuição, comercialização, fabricaçao e uso do lote SGH 22607, do produto Sal Rosa do Himalai, da marca Lina.
Isso porque, o laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz registrou um resultado insatisfatório para o teor de iodo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que ao consumir altas quantidades de iodo, pode causar comprometimento da função mental e atraso no desenvolvimento físico, além de irritar o trato digestivo e causar uma erupção cutânea, segundo o o portal BVS.
Por fim, a vigilância sanitária proibiu o lote 030903 de molho de tomate, da marca Pomarola, por conter pelo de roedor, em julho de 2022.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
De acordo com informações do portal Gov, a identificação do pelo de roedor nos extratos de tomate e no molho de tomate foi feita pela Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém os lotes foram recolhidos.
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.