ALERTA!
BACTÉRIA MORTAL: A Anvisa decretou a retirada urgente de 3 marcas de carnes dos mercados devido à contaminação
05/04/2024 às 19h13
Órgão determinou a retirada de marcas de carnes dos mercados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é um dos principais órgãos do Governo Federal, responsável pela garantia de qualidade e segurança dos produtos do dia-a-dia. Dessa vez, por exemplo, falaremos a respeito do decreto de retirada dos mercados que a autarquia cravou sobre 3 marcas de carnes devido à contaminação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para começar podemos citar a marca BF Meat, produzidos por Berfrigo Alimentos LTDA. Segundo o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, no dia 07 de março de 2022, a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição e o uso do lote 27/01/2022 do produto Carne Resfriada de Bovino Sem Osso – Filé Mignon 3/4.
Conforme a publicação da agência, o recolhimento foi iniciado de forma voluntária pela empresa, devido à detecção Salmonella spp. Detectada após analise laboratorial realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no seu Serviço de Inspeção Federal (SIF).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra marca proibida pela Anvisa, foi a Best Beef, no dia 02 de junho do ano passado. O órgão decretou a retirada do produto Carne Salgada de Bovino Sem Osso, com lote/data de fabricação de 06/05/2023 com prazo de validade 03/09/2023, da empresa Frigorifico Silva Indústria e Comércio LTDA.
A medida se deu pelo mesmo motivo do caso citado anteriormente, devido à contaminação por Salmonella spp. no produto. A marca Best Beef também realizou o recolhimento do lote citado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Salmonella spp pode causar uma infecção bacteriana chamada salmonelose. Ela causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte. Seus principais sintomas são: diarreia, vômitos, febre moderada, dor abdominal, mal-estar geral, cansaço, perda de apetite e calafrios.
Situação hoje
Vale destacar que após a proibição, todos os produtos voltaram a ser vendidos normalmente, visto que apenas os lotes citados neste texto foram barrados. Dessa forma, as empresas seguem atuando normalmente no mercado, com seus produtos respeitando as normas estabelecidas pela Anvisa.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Seu azeite está contaminado? Proibição da ANVISA contra 2 populares traz alerta máximo a brasileiros
● Vômitos intensos e diarreia: Anvisa arranca das prateleiras queijo n°1 das donas de casa
● Mofo e comida podre: Globo crava interdição da Vigilância Sanitária contra n°1 dos restaurantes
Qual marca de carne foi proibida pela Anvisa?
Por fim, a Anvisa proibiu a comercialização de Produtos Cárneos Congelados, marca Rei das Carnes Gourmet (todos os lotes) o dia 21 de agosto de 2023. A medida ocorreu após a denúncia da Diretoria de Vigilância em Alimentos e Vigilância Ambiental do Estado de Minas Gerais.
A denúncia ocorreu pela incoerência de informações na rotulagem dos produtos de carne congelada da marca Rei das Carnes Gourmet. Além disso, havia indícios de que o estabelecimento responsável não se encontra regularizado para a fabricação e comercialização desses produtos, e as condições higiênico-sanitárias eram desconhecidas.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]