Marcas de chocolates são proibidas de comercializar pela fiscalização da Anvisa
Marcas muito famosas e amadas de chocolate foram retiradas das prateleiras dos supermercados às pressas após decreto da Agência Nacional do Seguro Social (Anvisa) e fiscais detectarem substância fatal para saúde.
Portanto, de acordo com a vigilância sanitária de Santa Catarina, a Anvisa informou a interdição do lote n° 210323 do produto Chocolate em Pó Solúvel 70% Cacau, da marca Guimarães, fabricado pela empresa Guimarães Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida publicada em setembro de 2023, foi motivada considerando o resultado insatisfatório no ensaio de determinação de cádmio, conforme o laudo da análise fiscal emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo.
A marca Qualicau também foi interditada, em julho de 2023, pela vigilância e proibida de comercializar o produto Chocolate em Pó 50% Cacau do lote 09/23, e o produto Chocolate em pó 100% Cacau do lote 10/23, fabricados pela empresa Qualicoco. Conforme o laudo dos fiscais, foi registrado substâncias de cádmio e chumbo nos produtos.
De acordo com o portal Mundo da Educação, ingerir cádmio e chumbo pode causar danos severos à saúde. A exposição ao cádmio causa toxicidade nos rins e nos ossos e também podem estar associadas ao câncer de pulmão e ao enfisema. Estudos demonstram que o envenenamento por chumbo pode resultar em seu acúmulo em órgão como os rins, coração, pulmões, cérebro, musculatura e ossos. E isso pode levar à alteração da função nervosa, renal, gastrointestinal e reprodutiva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra empresa atingida pelo decreto da Anvisa, é a Elite, que foi proibida em maio de 2022, de comercializar, distribuir, importar os produtos de chocolates e outros doces, como balas, chicletes, biscoitos e wafer, por possível contaminação por Salmonella.
Para quem não sabe, a Salmonella é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte. É uma bactéria que possui duas espécies causadoras de doenças em humanos: S. enterica e S. bongori.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que as 3 marcas foram regularizadas após o decreto da vigilância e continuam fabricando os produtos com cautela e de acordo com as normas da Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pela Anvisa, o que garante a autenticidade da informação.