Um produto até então popular e muito usado nos últimos anos, está oficialmente proibido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e no Bom Dia Brasil da Globo, Ana Paula Araújo falou sobre a proibição
Um produto muito popular no Brasil está oficialmente proibido pela Anvisa de ser comercializado em redes de supermercado, como Atacadão, Assaí, Carrefour e outras. Além de farmácias e demais locais.
O motivo é que o risco de queimaduras e os milhares de casos graves de pessoas que se acidentaram ao utilizar ele. Na edição que foi ao ar no 5 de abril de 2024, do Bom Dia Brasil, Ana Paula Araújo falou abertamente sobre o caso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, ela comentou que a Anvisa iria suspender a proibição do álcool líquido 70%. Ele já estava proibido por 18 anos, mas, retornou ao mercado por conta da pandemia da Covid-19. Naquela ocasião, era necessário que as pessoas se protegem de todas as formas e por conta disso o órgão abriu uma exceção.
“Um dos produtos mais usados como desinfetante durante a pandemia de covid, vai ter a venda proibida. A Anvisa determinou a retirada do álcool 70 líquido das prateleiras de farmácias e supermercados a partir do dia 30 desse mês, avisou Ana Paula Araújo no Bom Dia Brasil da Globo.
Em seguida, o telejornal mostrou uma reportagem comentando sobre os substitutos. Um especialista ouvido pela reportagem, destacou que o álcool na concentração 45% é uma opção viável e que causa menos danos que o 70%. Além disso, ele disse concordar com a decisão da Anvisa, tendo o risco que os brasileiros estavam expostos ao produto que foi proibido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NÃO AFETA A CONCENTRAÇÃO EM GEL
De acordo com informações do G1, a medida da Anvisa não afeta a venda do álcool 70% em gel. É uma medida para o álcool líquido 70%. Como a proibição já está em vigor, desde o dia 30 de abril, não se pode mais vender álcool líquido 70% em supermercados e farmácias. Se por acaso você encontrar, pode denunciar ao órgão.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
NOTA DA ANVISA
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em nota divulgada pelo G1, a Anvisa comentou a volta da proibição do produto esse ano: “A vedação da venda livre do álcool líquido com a concentração 70% foi determinada em 2002, pela Resolução – RDC nº 46/2002. Porém, em razão da pandemia de Covid-19 e da necessidade da maior oferta de produtos desinfetantes, a venda livre do álcool etílico 70% líquido foi permitida de forma excepcional.”.
A ANVISA FAZ PARTE DO SUS?
Sim, e o órgão é um dos mais importantes do Sistema Único de Saúde (SUS) e referência internacional em vigilância sanitária. Vale destacar, que conforme informações do Governo Federal, a autarquia trabalha em conjunto com o SUS.