A Anvisa teve que interditar 7 farmácias após escândalo com remédios
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, teve que interditar nada menos que 7 farmácias por conta de escândalo envolvendo remédios. Várias remessas foram autuadas.
Responsável pelo controle de qualidade de tudo que é vendido no Brasil, a Anvisa sempre barra lotes de empresas que não cumprem com o que se espera e ainda costuma aplicar multas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Divulgado pelo jornal O Tempo, no dia 27 de setembro de 2023, após fiscalização, a Anvisa interdito essas farmácias por e manipulação que estavam comercializando de forma irregular alguns medicamentos.
A ação fez com que fossem apreendidos mais de 1 milhão de frascos de produtos injetáveis, como emagrecedores, hormônios esteroides, redutores de medidas corpóreas e preenchedores estéticos.
Em comunicado, a Anvisa esclareceu que as empresas descumpriram a legislação em pontos críticos, como esterilidade, controle de qualidade e origem dos insumos: “Esse tipo de conduta põe em risco a saúde dos consumidores, uma vez que tais produtos estão fora dos padrões de qualidade e, portanto, são impróprios para o consumo”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PERIGO
Fazer uso de medicamentos que não seguem corretamente as ordens da Anvisa, podem ser um risco à saúde, já que, por exemplo, não conhecer a procedência desses insumos, não é possível controlar sua qualidade e posteriormente, os seus efeitos em usuários.
QUANDO O ÓRGÃO FOI CRIADA?
Segundo dados do governo federal, a Anvisa foi criada pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro 1999. Ela é uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional por meio das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados. Ela atua de modo a preservar a saúde dos consumidores.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE