ALERTA!
Substância proibida e risco fatal: A anvisa decretou a proibição de 10 marcas populares de azeite às pressas
08/04/2024 às 17h41
Em operação surpreendente, Anvisa retira 10 marcas de azeite dos mercados por apresentar risco a população
A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de proibir às pressas 10 marcas populares de azeite gerou grande preocupação e debate público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida foi tomada após a descoberta de substâncias nocivas presentes nesses produtos, representando um sério risco à saúde dos consumidores.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu uma determinação para que comerciantes, varejistas e atacadistas recolham do mercado dez marcas de azeites de oliva extravirgem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal NE Notícias, as marcas afetadas foram Terra de Óbidos, Serra Morena, De Alcântara, Vincenzo, Az Azeite, Almazara, Escarpas das Oliveiras, Don Alejandro, Mezzano e Uberaba.
Esta medida, respaldada pelo Decreto nº 11.130, é cautelar e faz parte dos desdobramentos da Operação Getsêmani, que revelou um esquema ilegal de importação, adulteração e distribuição de azeites de oliva fraudados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proibição se deu pelo uso indevido de substancias proibidas na adulteração dos azeite.
Ainda de acordo com o Portal NE Notícias, foi realizado o fechamento cautelar da indústria, apreensão de 104.363 litros de azeite de oliva fraudados e de diversos tipos de rótulos e embalagens. A operação foi realizada nos dias 6, 7 e 8 de março.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Vômitos intensos e diarreia: Anvisa arranca das prateleiras queijo n°1 das donas de casa
● Mofo e comida podre: Globo crava interdição da Vigilância Sanitária contra n°1 dos restaurantes
● Anvisa em alerta máximo: Tralli paralisa JH com interdição de queridinho número 1 das mulheres por MORTE
O portal ainda lembra que o azeite figura como o segundo alimento mais suscetível à fraude em nível global, sendo superado apenas pelo pescado.
Para evitar ser vítima de falsificações, é crucial adotar certos cuidados ao selecionar esses produtos:
- Desconfiar de valores significativamente inferiores à média de mercado.
- Verificar sempre a relação de produtos irregulares que foram apreendidos em operações realizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
- Evitar a compra de vendido a granel.
- Estar atento à data de validade e aos componentes presentes na composição.
- Priorizar a aquisição de produtos com data de envase mais recente. Essas medidas são essenciais para garantir a autenticidade e a qualidade do azeite consumido, além de proteger a saúde e o bem-estar dos consumidores.
Azeite faz bem para a Saúde?
Sim, o azeite faz bem para a saúde, principalmente o azeite de oliva extra virgem. Ele é rico em ácidos graxos monoinsaturados, que são considerados gorduras “boas”, além de conter vitaminas E, A e K, ferro, cálcio, magnésio, potássio e aminoácidos.
Segundo a Dr. Larissa Diniz, a azeite também possui substâncias antioxidantes que auxiliam no bom funcionamento do organismo.
- Previne doenças cardiovasculares
- Reduz o risco de diabetes
- Protege o cérebro
- Melhora os sintomas da artrite
- Faz bem para os ossos
- Pode ser usado no combate à depressão
- Auxilia na digestão
- Faz bem para a pele e para os cabelos
Autor(a):
Wellington Silva
Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu