ALERTA

Azeite, salsicha e calabresa: A apreensão às pressas da ANVISA de 3 produtos populares por risco FATAL

Anvisa junto da Polícia Civil faz apreensão (Foto: Divulgação)

Anvisa junto da Polícia Civil faz apreensão (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A apreensão às pressas da Anvisa de 13 toneladas de comida após fiscalização

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, é responsável pelo controle de qualidade do que é produzido e vendido no Brasil. E em cada estado do Brasil ela tem seus polos que correspondem a sede.

E uma agência de Vigilância Sanitária foi a responsável por apreender mais de 13 toneladas de comida que não estavam de acordo com as normas. Entre os produtos encontrados estavam azeite, salsicha e calabresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Vigilância Sanitária cumpre as regras da Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

Conforme informações do site oficial da prefeitura de Manaus, a Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) foram os responsáveis por apreender no dia 30 de outubro de 2023 a comida encontrada fora do prazo de validade.

Na ocasião, os fiscais detectaram que os alimentos estavam vencidos, mas se encontravam com o prazo de validade adulterado. Por conta disso estavam sendo consumidos como se estivessem dentro das normas e isso é um crime contra o consumidor, tanto que a ação foi realizada em parceria com a Polícia Civil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ewerton Wanderley, diretor da Visa Manaus, foi o responsável por expor o que os fiscais e policiais encontraram no lugar. “A Polícia Civil estava investigando o caso e, a pedido da corporação, participamos da fiscalização e constatamos a fraude. Havia muitos alimentos vencidos no depósito, e grande parte deles já estava com as embalagens adulteradas. Todos foram apreendidos e serão descartados adequadamente”.

A Visa Manaus ainda destacou que os responsáveis pelo galpão iriam  responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ R$ 134,77, sem prejuízo de ação criminal.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Vigilância Sanitária de Manaus apreendeu toneladas de comida (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAL O RISCO QUE ALIMENTOS VENCIDOS PODEM REPRESENTAR A SAÚDE?

Ricardo Celestino, gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, fez questão de ressaltar os riscos que uma ingestão de alimentos vencidos podem causar. “A ingestão de alimentos fora do prazo de validade pode resultar em intoxicações e infecções causadas por bactérias como Escherichia Coli e Salmonella SP, que acarretam dores abdominais, vômitos, calafrios, febre e diarreia, sintomas que podem gerar quadros críticos de saúde e levar a óbito”.

Anvisa (Reprodução: Internet)

 

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile